Copasa celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com mais de 50 ações pelo Estado 

 Copasa celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com mais de 50 ações pelo Estado 

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a Copasa preparou uma programação especial este ano: a união de ideias e agendas em torno das atividades ambientais que mobilizam para o pensamento sobre o real valor da data. A programação começou no dia 1º de junho se estenderá por todo o mês, com cerca de 50 atividades efetivadas por compromissos de desenvolvimento ambiental, social e tecnológico. O objetivo é significar e ressignificar a importância dos trabalhadores a serviço do saneamento. 

 Os serviços ambientais são realizados na Empresa por muitas mãos e inúmeros processos como: recuperação e preservação dos mananciais, tratamento e análises da água, implantação e manutenção dos sistemas de água e esgoto, tratamento do esgoto, atendimento ao cliente, educação ambiental, entre outros, em municípios operados pela Copasa.  

 Segundo a Superintendência de Desenvolvimento Ambiental (SPDA), todos os serviços desenvolvidos são estruturados por uma grande rede de apoio, incluindo as dimensões administrativa, técnica, comercial, laboratorial e até mesmo brigadas de combate a incêndios em inúmeras reservas de proteção especial que a Copasa dispõe. Além dessas ações, a Copasa participa em diversos comitês e fóruns que estão alinhados a questão de gestão para segurança hídrica e mudanças climáticas. 

 União 

A Copasa acredita que sempre é hora de unir e somar forças para formar uma sociedade cada vez mais sustentável e que respeite a natureza, cuidando sobretudo da água: recurso fundamental para a vida.  O ciclo do saneamento é muito amplo e, portanto, políticas públicas bem orientadas e empresas, somadas a outros parceiros, se tornam fundamentais para fazer a diferença para uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável em busca do compromisso com o local e o global. 

 O Programa Pró-Mananciais e a ampla rede Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), compostos por representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, técnicos, proprietários rurais, academia, entre outros, estão distribuídos em mais de 200 municípios situados em todas as regiões do Estado e é um exemplo admirável dessa união de forças e saberes. “Devemos nos lembrar de que, quanto melhor a qualidade da água no local onde ela é captada, menor será o esforço para tratá-la e torná-la potável conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Por isso é importante proteger e garantir a integridade ecológica e, com isso, obter a saúde dos mananciais: a água nossa do dia a dia”, explica Alessandro Palhares, gestor de Unidade de Serviços de Controle Ambiental (USCA). 

 Segundo Alessandro Palhares, “sempre também quando falamos de preservação ambiental temos que nos lembrar da relação existente entre a expansão urbana e rural com o ciclo do saneamento básico e ambiental. O desenvolvimento sustentável está no alinhamento entre responsabilidade social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental”. A Copasa é signatária do Pacto Global para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). 

Para otimizar os resultados do comprometimento da empresa e suas ações em prol do desenvolvimento sustentável, a Copasa utiliza a Mandala ODS, que é uma ferramenta que permite a identificação dos objetivos central, relevantes e marginais para o seu modelo de negócio.  

 Programas e projetos de educação ambiental da Companhia, como o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental e os Centros de Educação Ambiental, veem gerando a oportunidade de maior acesso para estudantes de todo o Estado dialogarem sobre as questões que envolvem saneamento, qualidade de vida e mudanças climáticas. Além disso, os empregados estão cada vez mais se engajando no controle de gestão de consumo e geração de resíduos. 

 Esse mês, a Copasa celebra a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa AmbientAÇÃO com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Para a Companhia, preservar o meio ambiente é essencial. 

Programação 

 As ações de educação ambiental programadas pela Copasa em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente visam sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar a natureza para nosso próprio usufruto e de nossas futuras gerações. Afinal, quem conhece, cuida!  

 

Confira aqui a programação.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados