COOPERVAP e Polícia Militar apresentam integração de sistema de câmeras de vigilância em Paracatu/MG

 COOPERVAP e Polícia Militar apresentam integração de sistema de câmeras de vigilância em Paracatu/MG

Paracatu é um município localizado no Noroeste de Minas tem uma extensão territorial de 531.476,884 hectares (8.231,029 km²). 

Conforme o Censo de 2022, Paracatu conta com uma de 94.017 pessoas, o que representa um aumento de 10,98% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados no dia 28 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nesta tarde de segunda-feira (03/07), a COOPERVAP em parceria com a Polícia Militar através do Major Tiago, Capitão Cheloni e do Tenente Cesar se reuniram com produtores de pequeno e médio porte para falar sobre o Sistema Helios. 

O Hélios é um sistema desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais, capaz de receber os dados de movimentações veiculares através de uma API. Esta API tem por objetivo expor uma interface de comunicação entre empresas/instituições parceiras e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. 

Segurança 

A economia da cidade é voltada para a agropecuária, criação de gado de leiteiro, de corte, plantios de grandes lavouras de soja, cana de açúcar, milho, feijão, etc. Além de beneficiamento de grãos, mineração, ecoturismo dentre outras, sendo assim uma região visada por ser de grande potencial econômico e requerer mais segurança. 

Esta parceria de COOPERVAP e PM têm como objetivo levar aos produtores a importância de estar mais protegidos através do sistema Hélios, que é um software que captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento. 

Com esta união de tecnologias, veículos com quaisquer irregularidades – como queixa de furto ou roubo ou, ainda, uma ordem de prisão em aberto contra o proprietário – que adentrarem nos limites do município, serão imediatamente identificados e a Polícia Militar será automaticamente alertada. Também é possível visualizar os endereços das propriedades rurais cadastradas no sistema, o que facilita a localização destas propriedades em caso de acionamento da viatura para atendimento de emergências policiais. 

 PM do Meio Ambiente 

 Após a apresentação do sistema Helios estiveram presentes os policiais do meio ambiente, o Sargento Estevão e o Tenente Norberto, que falaram sobre duas campanhas que serão lançadas em breve, sobre o desmatamento ilegal e cidade limpa. Dois importantes assuntos que a sociedade tem que estar junta neste bom combate. 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados