Comunidade quilombola de Paracatu apresenta catálogo de experiências turísticas

Projeto oferece imersão no cotidiano e nas atividades dos moradores do quilombo, constituído há cerca de três séculos
Vivenciar as tradições e saberes ancestrais de uma comunidade quilombola por meio de um roteiro turístico de experiências. Essa é a proposta do projeto de afroturismo do Quilombo São Domingos, povoado localizado em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. Símbolo de resistência e de preservação da cultura negra no município, a comunidade apresenta, no próximo dia 23/10, seu Catálogo de Experiências, um itinerário com seus principais atrativos.
Primeiro produto de afroturismo desenvolvido pelo Sebrae Minas, no estado, em conjunto com a própria comunidade e a Prefeitura, o projeto oferece uma verdadeira imersão no cotidiano e nas atividades dos moradores do quilombo, constituído há cerca de três séculos.
Além da visita à Casa Museu, única casa de adobe remanescente, o roteiro passa a oferecer as seguintes experiências: Visita ao Engenho de Rapadura do Planeta, Oficina de Tranças Afro, Oficina de Máscara da Caretagem, Oficina do Açafrão, Oficina de Pão de Queijo, Oficina do Bolo Zumbi, Trilha do Morro do Pineco, Quintal de Dona Romilda, Café Quilombola, Almoço no Quilombo e Hospedagem Domiciliar.
“A partir de agora, os visitantes poderão aproveitar o novo serviço turístico e vivenciar todas as experiências mapeadas e estruturadas. Além de ser uma oportunidade para os turistas conhecerem de perto o dia a dia da comunidade, o projeto incentiva o empreendedorismo e vai propiciar a geração de renda para os moradores envolvidos”, destaca a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.
Iniciado no segundo semestre de 2023, o projeto promoveu encontros para sensibilização dos moradores e mobilização dos parceiros, identificando experiências e promovendo a formação do Coletivo de Turismo do Quilombo São Domingos, responsável por conduzir as ações.
Nos últimos anos, a demanda por destinos turísticos que envolvem imersão na cultura e na história local registraram aumento expressivo. A revista Tendências do Turismo de 2025, produzida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, aponta que, em 2025, destinos que oferecem vivências culturais e conexão com comunidades locais terão preferência. O conteúdo destaca ainda que os viajantes estão em busca de experiências mais autênticas, em detrimento de lugares saturados.
Mais informações estão disponíveis no perfil do Quilombo São Domingos no Instagram: @quilombosaodomingos.
SERVIÇO
Lançamento do Catálogo de Experiências Quilombo São Domingos
Data: 23 de outubro, às 9h
Local: Casa Museu – Povoado São Domingos
Informações: @quilombosaodomingos.
—
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Comentários