COMUNICADO IMPORTANTE – Campanha Nacional Vacinação Contra a Influenza

Doctor holding syringe and medicine for vaccination, closeup

No dia 24 de março,  a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu recebeu,  da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí-MG,  memorando, com a seguinte informação,  do Programa Nacional de imunização:

“O Programa Nacional de Imunizações – PNI está sob a responsabilidade da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações – CGPNI do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis – DEVIT da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS do Ministério da Saúde. Dentre as competências da esfera federal estão a definição das campanhas nacionais de vacinação e o provimento dos imunobiológicos definidos pelo PNI, considerados insumos estratégicos.

Para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020, o Departamento de Logística em Saúde – DLOG informou que os quantitativos serão autorizados semanalmente em aproximadamente 14 remessas e informadas pelas respectivas áreas competentes do Ministério da Saúde e pelo Instituto Butantan (laboratório produtor da vacina contra a Influenza). O DLOG ressaltou ainda que o quantitativo de cada envio será definido de acordo com a disponibilidade do Instituto Butantan, com a população de cada fase, bem como a dificuldade logística da região e por isso poderá ter alteração.

Sendo assim, após o recebimento pelo Ministério da Saúde dos imunobiológicos na Central Estadual da Rede de Frio, conforme define a Portaria Ministerial 1.378, de 09 de julho de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde realizará a distribuição para os municípios durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Reforçamos que, de acordo com as informações do Ministério da Saúde, o quantitativo necessário para atender as pessoas incluídas nos grupos prioritários será disponibilizado e que a vacina será enviada para os Estados em pequenas remessas. ”

Diante das informações e, considerando a necessidade de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde de Paracatu  vai definir estratégias de aplicação das vacinas semanalmente, de acordo com o quantitativo de doses recebidas e o público alvo.

Fiquem atentos às recomendações divulgadas no site e nas  redes sociais  da  Prefeitura.

Remessas e agendamentos

Como ocorreu  em  períodos anteriores anteriores,  também em 2020 as vacinas serão  enviadas  por remessas, ao longo de toda campanha, para atendimento  aos grupos de riscos.

A Secretaria de Saúde já iniciou o agendamento de vacinação para idosos, para aplicação em domicilio, de acordo com as doses recebidas.

É importante que todos mantenham a calma e aguardem a chegada das vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a compreensão de todos e está à disposição para esclarecimentos de dúvidas pelo telefone (38) 3671-6166.

SESAU/ASCOM
Prefeitura de Paracatu 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados