Com foco na reciclagem, ALMG avalia política estadual de logística reversa de produtos

 Com foco na reciclagem, ALMG avalia política estadual de logística reversa de produtos

Atividade envolve o fluxo reverso de produtos, embalagens e resíduos, desde o consumidor até o ponto de origem, para reutilização ou descarte adequado.

A política estadual de logística reversa será debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (5/8/25), a partir das 16 horas. A reunião é organizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  e acontecerá no Auditório SE da ALMG, atendendo requerimento das deputadas Bella Gonçalves (Psol) e Leninha (PT).

A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo reverso de produtos, embalagens e resíduos, desde o consumidor até o ponto de origem (normalmente a indústria), com o objetivo de reutilização, reciclagem ou descarte adequado.

De acordo com informações publicadas no site oficial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a logística reversa é um dos instrumentos de execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

A Semad define a logística reversa como o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios com objetivo de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Leia o release na íntegra


Assessoria de Imprensa da ALMG

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados