Coletivo Expressarte e a cultura jovem

 Coletivo Expressarte e a cultura jovem

A primeira feira geek de Paracatu reuniu fãs de zines, comics, poesia, música, desenhos, cosplay e diversos tipos de arte criados por jovens paracatuenses

2115

 O coletivo Expressarte realizou na tarde deste sábado (21), a primeira feira geek da cidade – a “ZineCon”. O evento é produzido de forma colaborativa entre 25 jovens. A feira aconteceu no Ginásio do Jóquei Club Paracatuense, uma parceria do Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross.

20 14 16 17

O evento tem por objetivo reunir amantes de fanzines, livros, poesias, quadrinhos, oficinas e muita diversão. O próprio nome “Zinecon” já traz em si a essência do evento: “Zine” – da produção artística e representação de ideias e expressões independentes em um formato de revista artesanal chamada de Fanzine; e “Con” – referente aos comics, ou quadrinhos. Além de oficina de fanzine, exposição de artistas, feiras de quadrinhos e produtos ligados à cultura geek, também aconteceu um concurso dos melhores cosplayers – pessoas que se fantasiaram inspiradas em personagens do universo geek. A iniciativa abre espaço para oportunidades de valorização dos jovens artistas da cidade e fortalece as redes entre jovens amantes da cultura.

22 18 1931

A mediadora Daia apresentou a liberdade da elaboração de zines, a partir das perspectivas de vida e da vontade de expressão dos participantes da oficina Fanzine. Já no concurso do Melhor Cosplay, parte mágica do evento, os participantes trouxerem os personagens que mais se identificam, com várias representações artísticas.

25 24 2326

Sobre o coletivo Expressarte

O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ) por meio da Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 20 42 13 18 22 3347

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, trazer os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu.

A trajetória formativa proposta dentro do projeto consiste em duas etapas:

  1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens;
  2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

35 29 30 32 34

Sobre a Associação Imagem Comunitária

A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania. Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

40 36 37 39

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply