Centro de Idiomas do IFTM oferta vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos

 Centro de Idiomas do IFTM oferta vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos

São 795 vagas de espanhol, francês e inglês. Inscrições até 31 de março

Interessados em fazer curso de idiomas gratuito têm entre os dias 15 e 31 de março para se inscreverem em processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

São ofertadas 795 vagas, distribuídas em cursos de Espanhol, Francês e Inglês nos níveis básico e intermediário. As vagas são para início no 1º semestre de 2021 e contemplam todos os campi e polos do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo Santa Vitória, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital do processo seletivo na página de Ingresso do IFTM (https://iftm.edu.br/ingresso/).

A instituição oferecerá 60% das vagas/curso/turma para candidatos oriundos de escola pública (federal, estadual ou municipal) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RV – reserva de vagas), 5% para pessoas com deficiência (PcD) e 35% para os demais candidatos (AC – ampla concorrência).

As inscrições devem ser feitas pela página de Ingresso da instituição e têm o valor de R$50,00, pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil. Candidatos que estão cursando ou cursaram o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública ou eram/são bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou candidatos que são inscritos no CadÚnico podem requerer a isenção da taxa de inscrição no período de 15 a 21 de março, conforme previsto no edital.

Podem se inscrever na seleção candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade, seja aluno do IFTM ou não, desde que tenham conhecimento prévio necessário no idioma escolhido para estudar. Para a inscrição são necessários Documento de Identificação e CPF dos candidatos. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em um único idioma.

A seleção se dará por meio de duas etapas: prova online, de caráter eliminatório, e entrevista online, de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado preliminar da primeira etapa está previsto para ser publicado no dia 11 de abril e o resultado definitivo no dia 14 de abril na página de Ingresso da instituição (https://iftm.edu.br/ingresso/).

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados