Cemig utiliza equipe especial para atendimento a hospital da capital mineira

Em função da pandemia do novo coronavírus, a   Cemig vem priorizando serviços e obras que contribuam para o atendimento à população, principalmente na garantia do fornecimento continuo de energia elétrica a serviços essenciais, como hospitais. A Cemig recebeu recentemente uma solicitação do hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte, solicitando o desligamento da rede de Média Tensão para possibilitar a substituição de um dos tanques de oxigênio utilizados pela instituição no atendimento de pacientes com a COVID -19.

Ernando Antunes Braga, superintendente de Expansão e Manutenção Preventiva da Cemig, explica como foi o procedimento. “Em condições normais, a empresa desligaria o hospital até que a substituição do tanque fosse completada. Porém, a Cemig optou pelo atendimento utilizando uma equipe especializada de Linha Viva, que atua na manutenção de redes de média tensão sem a necessidade de desligamento do circuito”.

Dessa forma, durante o procedimento, a rede de Baixa Tensão permaneceu energizada e nenhum cliente precisou ser desligado. “Por ser uma atividade complexa envolvendo cliente especial, prestador de serviços essenciais à sociedade, foi realizado um minucioso planejamento da atividade que contou com uma equipe multidisciplinar da Cemig”, comenta o superintendente da companhia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, recentemente, um conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, protegendo clientes e funcionários das empresas de energia em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus. “Desta forma, as distribuidoras deverão priorizar atendimentos de urgência e emergência, assim como os pedidos de ligação ou aumento de carga para locais de tratamento da população e os que não necessitem de obras para efetivação”, salienta o superintendente da Cemig.

A empresa tem reforçado suas equipes de operação, manutenção de redes, plantão e emergência para garantir energia elétrica segura e contínua para todos os serviços e atividades essenciais e para que todos os clientes residenciais permaneçam em suas casas, com conforto e segurança, conforme determinado pelas autoridades públicas e órgãos de saúde.

Investimento na rede elétrica

No período de 2018 a 2022, o investimento da Cemig em melhorias em linhas de distribuição, subestações, religadores, redes de média e baixa tensão e medidores, por exemplo, compreenderá o montante de R$ 6,2 bilhões. O valor contribuirá para viabilizar o desenvolvimento econômico e social do estado, uma vez que será distribuído por todas as regiões de Minas Gerais. Para 2020, os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,7 bilhão.

“Os investimentos trarão benefícios para a população, como a redução de interrupções de energia para clientes urbanos e rurais; redes mais seguras para evitar choque elétrico; mais energia disponível para o crescimento dos negócios; combate aos ‘gatos’ de energia por meio de medição inteligente e fornecimento de energia com qualidade; além de fontes de energia mais robustas e mais próximas dos clientes com a construção de 80 subestações em todo o estado”, informa Ernando Braga.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados