Cemig realiza manutenção programada e preventiva próximo ao aeroporto de Montes Claros
Para evitar o desabastecimento de energia no aeroporto, a Cemig usou um gerador enquanto realizava a supressão de eucaliptos que ameaçam a rede
A Cemig, por meio da Superintendência Regional de Montes Claros, realizou durante essa quinta-feira (15/01), serviços de manutenção preventiva na região do Aeroporto Mario Ribeiro. E, para evitar a falta de energia na região aeroportuária, a Cemig utilizou um gerador de energia conectado à rede, para executar os trabalhos na região.
Foram realizados serviços de supressão de eucaliptos que estavam próximos à rede da companhia. Sempre que acontecia uma rajada de vento, as árvores encostavam na rede de média tensão, provocando instabilidade ou falta de energia. E, para evitar o desabastecimento, de forma preventiva, a Cemig realizou o corte de 12 eucaliptos. Outros 18 eucaliptos já haviam sido cortados no ano passado.
Para execução dos serviços, a Cemig empenhou sete equipes com 30 profissionais e técnicos da companhia para evitar a queda de galhos no cabeamento, enquanto realizava a poda e supressão das árvores, e para executar o serviço no menor tempo possível, reduzindo o transtorno para os clientes próximos ao aeroporto. Recentemente, a Cemig também realizou a substituição de postes e substituição de cabos por outros mais resistentes, tornando a rede de média tensão mais robusta e resiliente.
Para evitar que o aeroporto ficasse sem energia elétrica, foi utilizado um gerador dedicado. Além disso, para outras empresas, que também seriam prejudicadas com o desabastecimento, a Cemig usou outro gerador, evitando também que ficassem sem energia elétrica.
Com o uso do gerador, não foram afetados a chegada e saída de aviões, o embarque e desembarque de passageiros e a continuidade de diversos serviços oferecidos aos usuários. Além disso, o uso do equipamento minimizou o impacto e não deixou que faltasse energia, indispensável para a operação.
Celson Mesquita Júnior, técnico do Sistema de Campo e Distribuição da Cemig, supervisionou a obra e destacou a importância do uso do gerador para evitar a falta de energia elétrica no aeroporto de Montes Claros. “A Cemig teve a preocupação de executar os serviços de manutenção programada e, assim, não trazer prejuízos ao sistema de tráfego aéreo brasileiro. Realizamos a supressão das árvores no tempo previsto e evitamos o desabastecimento de energia, o que poderia prejudicar os horários e os diversos passageiros e empresas do aeroporto, sem impacto negativo no serviço”, destaca.
Importância – O aeroporto de Montes Claros é o mais importante da região Norte de Minas e tem capacidade para atender 1,5 milhão de passageiros por ano. Desde 2010, voos regulares decolam para Belo Horizonte, diariamente.
Crédito da foto: Cemig/divulgação
Legenda: Para execução dos serviços, a Cemig contou com o trabalho de 30 profissionais e técnicos da companhia para que a supressão das árvores acontecesse no menor tempo possível e sem interromper as atividades do aeroporto.
Rubens Santana
Brastel – A serviço da Cemig
Diretoria de Comunicação e Marketing – DCM
Regional Montes Claros


Comentários