Cemig investe mais de R$ 4 milhões em ampliação da Subestação Francisco Sá 1

Por meio da Superintendência Regional em Montes Claros, os investimentos fazem parte da proposta da Cemig de ampliar o sistema de distribuição de energia em toda a sua área de concessão
O programa Mais Energia da Cemig segue em ritmo acelerado e vai concluir mais uma obra de ampliação de subestação no Norte de Minas. Com investimentos da ordem de mais de R$ 4,4 milhões, a ampliação da Subestação (SE) Francisco Sá 1 tem previsão para entrar em funcionamento no mês de novembro deste ano.
Com aumento de 10 para 25 MVA, a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição.
Além disso, a Cemig vai ampliar de 6 para 10 alimentadores de média tensão, que são os circuitos que distribuem energia para as residências e comércios, de modo a melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, impactando diretamente as comunidades da região com o aumento da infraestrutura para atender a uma demanda crescente.
Trata-se de um tipo de subestação que agiliza o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes, em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos. Vale destacar que a ampliação, modernização e proteção do sistema vai beneficiar mais de 17 mil unidades consumidoras das cidades de Francisco Sá e da vizinha Capitão Enéas, deixando o sistema mais resiliente e robusto para mais de 30 mil moradores das duas cidades.
A ampliação da SE Francisco Sá 1 faz parte ainda dos investimentos da Cemig em infraestrutura energética na região. “Estamos ampliando a potência da Subestação e automatizando com novas tecnologias e novos e modernos equipamentos, para proporcionar mais confiabilidade e qualidade de energia e diminuir as ocorrências, trazendo mais conforto para nossa população”, destaca Fabiano Mendonça, Superintendente Regional da Cemig em Montes Claros.
Outras obras de ampliação – Outra obra recente de ampliação executada pela Cemig contemplou a subestação Janaúba 1, que entra em operação no mês de novembro deste ano, aumentando a potência instalada de 25 MVA para 50 MVA, com a adição de mais um transformador. A obra inclui ainda uma linha de distribuição metálica de 138 kV, com cerca de 32 km de extensão. A nova instalação vai reforçar o atendimento à Região de Serra Geral, que já havia recebido a SE Monte Azul e Janaúba 5.
A nova subestação poderá atender aproximadamente mais de 34 mil clientes dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, beneficiando mais de 85 mil pessoas das três cidades, garantindo qualidade no fornecimento de energia elétrica, maior disponibilidade e oferta do serviço de eletricidade na região. Vale destacar ainda que as obras da ampliação da SE Janaúba 01 contemplam a instalação de nove religadores telecontrolados para operação do sistema. Os religadores são equipamentos com capacidade de proteção e operação mais rápida e eficaz.
Crédito das fotos: Cemig Divulgação
Legenda: Com aumento de 10 para 25 MVA, a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição
Legenda: Com aumento de 10 para 25 MVA, a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição
Rubens Santana
Brastel – A serviço da Cemig
Diretoria de Comunicação e Marketing – DCM
Regional Montes Claros
Comentários