Cemig energiza novo transformador e amplia capacidade da subestação em Francisco Sá

 Cemig energiza novo transformador e amplia capacidade da subestação em Francisco Sá

Com investimentos de mais de R$ 4 milhões, a proposta da Cemig é ampliar o sistema de distribuição de energia em toda a sua área de concessão
O programa Mais Energia da Cemig segue em ritmo acelerado e concluiu mais uma obra de ampliação de subestação no Norte de Minas. Com investimentos da ordem de mais de R$ 4,4 milhões, a ampliação da Subestação (SE) Francisco Sá 1 foi entregue esta semana, e o novo transformador instalado  tem previsão para entrar em funcionamento nos próximos dias.
Com aumento de capacidade de 10 para 15 MVA, a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição.
Além disso, a Cemig vai ampliar de seis para dez alimentadores de média tensão, que são os circuitos que distribuem energia para as residências e comércios, de modo a melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, impactando diretamente as comunidades da região com o aumento da infraestrutura para atender a uma demanda crescente.
Trata-se de um tipo de subestação que agiliza o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes, em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos. Vale destacar que a ampliação, modernização e proteção do sistema vai beneficiar mais de 17 mil unidades consumidoras das cidades de Francisco Sá e da vizinha Capitão Enéas, deixando o sistema mais resiliente e robusto para mais de 30 mil moradores das duas cidades.
A ampliação da SE Francisco Sá 1 faz parte ainda dos investimentos da Cemig em infraestrutura energética na região. “Estamos ampliando a potência da Subestação e automatizando com novas tecnologias e novos e modernos equipamentos, para proporcionar mais confiabilidade e qualidade de energia e diminuir as ocorrências, trazendo mais conforto para nossa população”, destaca Fabiano Mendonça, Superintendente Regional da Cemig em Montes Claros.
 
Outros investimentos na Região Norte
Mais uma obra recente de ampliação executada pela Cemig contemplou a subestação Janaúba 1, que entrou em operação em novembro deste ano, aumentando a potência instalada de 25 MVA para 50 MVA, com a adição de mais um transformador. A obra inclui ainda uma linha de distribuição metálica de 138 kV, com cerca de 32 km de extensão. A nova instalação reforça o atendimento à Região de Serra Geral, que já havia recebido a SE Monte Azul e Janaúba 5.
A nova subestação poderá atender aproximadamente mais de 34 mil clientes dos municípios de Janaúba, Nova Porteirinha e Verdelândia, beneficiando mais de 85 mil pessoas das três cidades, garantindo qualidade no fornecimento de energia elétrica, maior disponibilidade e oferta do serviço de eletricidade na região. Vale destacar ainda que as obras da ampliação da SE Janaúba 01 contemplam a instalação de nove religadores telecontrolados para operação do sistema. Os religadores são equipamentos com capacidade de proteção e operação mais rápida e eficaz.
Crédito das fotos: Cemig Divulgação
Legenda: Com aumento de 10 para 15 MVA, a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição
Rubens Santana
Brastel – A serviço da Cemig
Diretoria de Comunicação e Marketing – DCM
Regional Montes Claros

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados