Cemig e Governo de Minas lançam edital para seleção de atrações culturais com temática de Carnaval

 Cemig e Governo de Minas lançam edital para seleção de atrações culturais com temática de Carnaval
Propostas aprovadas serão incentivadas para realização em 2026 
A Cemig e o Governo de Minas lançaram, nesta terça-feira (14/10), o edital de chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais com a temática do carnaval. As iniciativas inscritas e aprovadas no “Carnaval da Liberdade Cemig 2026” farão parte das atrações que serão patrocinadas pela Companhia para execução na próxima folia e ao longo do ano. As inscrições gratuitas já estão abertas no site da Cemig e podem ser feitas até as 23h59 do dia 07/12/25.
Podem participar do chamamento público projetos ligados aos blocos de carnaval, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras iniciativas que vão acontecer durante os dias da maior festa popular brasileira ou ao longo do ano.
As atrações culturais deverão ser gratuitas e realizadas em municípios mineiros da área de concessão da Companhia. Os projetos selecionados a serem incentivados serão divididos em categorias. Na categoria 1, projetos de até R$ 50 mil; na categoria 2, projetos de até R$100 mil; na categoria 3, projetos de até R$150 mil; e na categoria 4, projetos especiais de até R$ 500 mil.
A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou do papel da Companhia como incentivadora e parceira do carnaval de Minas Gerais, destacando o compromisso da empresa com a cultura no estado de forma ampla e descentralizada.
“Mais do que um apoio pontual, voltado apenas ao momento da festa, temos trabalhado para sermos indutores do crescimento e da diversificação do carnaval mineiro, contribuindo para fortalecer e dar sustentabilidade a essa que é uma das manifestações culturais mais representativas do Brasil. A Cemig entende que apoiar o carnaval é também investir em geração de trabalho e renda, em oportunidades para artistas, produtores, costureiras, iluminadores, músicos e toda a cadeia produtiva que faz a festa acontecer em várias cidades mineiras em diferentes regiões do estado”, ressaltou.
De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, o lançamento do edital voltado para as atrações do carnaval enfatiza, mais uma vez, o quanto essa temática se mostra e se consolida como uma política pública.
“A gente entende que o carnaval é uma manifestação cultural das mais relevantes para o país, mas também se destaca como um propulsor importante para a economia. E o nosso papel é fortalecer ainda mais essa motivação que é faz parte da nossa cultura, mas também é economia criativa na sua mais bonita essência, que gera emprego, renda e oportunidades”, afirmou.
Inscrições – Poderão ser proponentes neste chamamento público pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos com temática carnavalesca, devidamente inscritos e aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e autorizados para captação e recebimento dos aportes no exercício de 2026. Os projetos devem ser cadastrados no site da Cemig onde o interessado preencherá um formulário, detalhado as ações propostas na iniciativa.
A gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond, explicou que a Companhia espera receber propostas não só para realização no período do carnaval, mas que tenham a temática do carnaval e possam ser realizados ao longo do ano.
“A gente considera que o ecossistema do carnaval funciona para além do período da festa, para os quatro, cinco ou seis dias de folia que temos. Sabemos que muitas pessoas vivem do carnaval. Assim, projetos de manutenção, intimamente ligados à formação das pessoas do carnaval e formação de público, nos interessa muito. Para que tenhamos um longo período desse patrocínio e que possamos efetivamente contribuir para que esses projetos e iniciativas se fortaleçam todos os anos”, finalizou.
Critérios de seleção – Para seleção e aprovação das propostas, serão utilizados critérios como: cumprimento dos requisitos; apresentação do custo; adequação e aderência em relação ao tema pré-produção do carnaval da Liberdade; exequibilidade da proposta; relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU); criatividade e inovação; realização de parcerias e articulação da rede; e acessibilidade e inclusão.
A Cemig decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção. De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial. O patrocínio previsto neste edital será formalizado após entrega da documentação pelo proponente e conferência pela Cemig.
A data prevista para a divulgação do resultado é em 19 de dezembro. Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis em www.cemig.com.br.
Energia do carnaval – Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edição do Carnaval da Liberdade, desde a primeira edição, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Ao longo dos últimos anos, a Companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval.
Crédito da foto: Cemig Divulgação
Legenda: A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, e a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, ressaltaram a importância do patrocínio da Cemig para o Carnaval em Minas, sendo a companhia a maior incentivadora da cultura no estado.
 
 
 
 

Rubens Santana
Brastel – A serviço da Cemig
Diretoria de Comunicação e Marketing – DCM
Regional Montes Claros

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