Cemig destina mais de meio milhão de reais para projetos esportivos no Norte e Noroeste de Minas

Projetos selecionados por meio de chamada pública vão beneficiar Montes Claros, Grão Mogol, Paracatu e região

A Cemig fomenta diversos projetos esportivos de cunho social, participativo, educacional e de rendimento em Minas Gerais, estando entre os maiores apoiadores do esporte nos âmbitos estadual e nacional. Três projetos do Norte e Noroeste de Minas foram selecionados por meio de chamada pública e já estão sendo beneficiados pela empresa com aporte de recursos que somam cerca de R$ 670 mil e vão beneficiar diretamente mais de 400 participantes dos projetos na região.

Uma das iniciativas apoiadas pela Cemig é o projeto “Escola de Esportes Montes Claros”, da AEESB – Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil de Montes Claros. O projeto beneficia crianças, adolescentes, jovens e adultos que praticam esportes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos praticantes. Além disso, o projeto contribui para a redução da ociosidade, a diminuição das situações de risco e da vulnerabilidade social por meio do fomento à prática do esporte.

O patrocínio da Cemig foi fundamental para viabilizar o projeto “Jogue Como Uma Garota”, implementado pelo INEEC – Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura ​em Grão Mogol. O aporte realizado pela empresa está proporcionando o ensino-aprendizagem de aulas gratuitas de futebol feminino, com o objetivo de despertar o interesse no esporte e o surgimento de novas atletas entre as beneficiárias. O projeto possibilita alimentar o sonho de dezenas de meninas que almejam ser jogadoras de futebol e que enfrentam, além de dificuldades financeiras, os inúmeros desafios impostos pela desigualdade de gênero no esporte.

Em Paracatu, o patrocínio da Cemig ao projeto “Núcleo IBIS: Esporte Vale Cidadania e Educação” no IBIS – Instituto Brasil Igualdade – ​irá proporciona​r o ensino e a prática ​do basquetebol de modo prioritário para alunos de 11 a 14 anos da rede pública de ensino, como instrumento auxiliar da formação e do desenvolvimento integral dos envolvidos, principalmente no que tange à perspectiva do esporte como direito social e à prática regular de atividades físicas.

Os projetos patrocinados pela Cemig têm como objetivo a melhoria na qualidade do ambiente, a garantia de momentos de lazer e ​convivência social, além de estimular os participantes a modificarem seus hábitos de vida, priorizando o autocuidado e a prevenção de doenças.

Segundo Adiéliton Galvão de Freitas, gerente de Sustentabilidade Empresarial da Cemig, “o esporte é uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento local. Por isso, a companhia incrementa sua atuação no setor esportivo em todas as regiões de Minas, para gerar impactos positivos nas comunidades onde atua”, afirma.

Adiéliton conta ainda que os recursos ​incentivados da Cemig ao esporte, nos últimos três anos, beneficiaram diretamente quase oito mil crianças e adolescentes dispersos por todas as regiões do estado. “Dentre as modalidades esportivas a serem realizadas estão o basquetebol, futebol, voleibol, handebol, ginástica, judô, karatê, tênis, natação, skate e futsal. Essa é a forma de a Cemig reafirmar seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), assegurando uma educação esportiva inclusiva que promova oportunidades de aprendizagem aos beneficiários”, conclui.

Chamada pública – seleção do 3º trimestre de 2022 

Para cumprir o importante papel social de incentivadora do esporte, a Cemig realiza chamadas públicas visando selecionar os projetos que estão alinhados aos seus objetivos, voltados à prática de diversas modalidades esportivas, por meio de lei Federal ou Estadual de Incentivo ao Esporte. A natureza dos projetos deve estar direcionada à transformação e aos impactos sociais duradouros para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades.

Projetos esportivos em todas as regiões do estado podem participar ​do processo seletivo ainda em 2022. As inscrições poderão ser feitas até às 18h do dia 15 de julho, através do link: Cemig

Dúvidas sobre o Edital podem ser encaminhadas pelo e-mail: esporte@cemig.com.br

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados