Cemig comemora dia do cinema brasileiro com documentário sobre Violas de Minas Gerais 

 Cemig comemora dia do cinema brasileiro com documentário sobre Violas de Minas Gerais 

Fim de semana ainda vai ter música, dança e grafite da arte urbana

O Energia da Cultura desta semana apresenta a diversidade das iniciativas culturais patrocinadas pela Cemig, para curtir em casa, com toda a família. Tem teatro, artes visuais, cinema e cultura hip hop. A programação reúne micro peça teatral, música,  dança, o grafite da arte urbana, a genialidade de Guignard e um documentário sobre as violas de Minas em comemoração ao dia do cinema brasileiro.

Confira as atrações na página da Cemig no facebook: https://www.facebook.com/events/186092413434284/

Galpão Cine Horto

O Festival Cenas Curtas, um dos eventos mais tradicionais do calendário da cena belo-horizontina de Teatro, tem nova edição. Desta vez, os grupos e artistas apresentarão trabalhos que ocupem o “entre lugar” das produções em teatro e o audiovisual. Os projetos inscritos concorrerão em duas categorias: Cenas Gravadas em que os proponentes produzem o conteúdo previamente, e Cenas Ao Vivo, no qual os grupos se apresentarão em lives realizadas durante a programação do Festival.

Museu Casa Guignard

Começa nesta sexta-feira, 18/6,  a 11ª edição da Semana Guignard, um evento dedicado a discutir e promover a obra e o universo artístico do mestre modernista Alberto da Veiga Guignard. Em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus, ela será inteiramente virtual e contará com lives e com uma exposição virtual, Guignard, Paisagem Memória. Os trabalhos que serão expostos são sete paisagens guignardianas da cidade de Ouro Preto que foram reinterpretadas por fotógrafos da região. A semana ainda conta com live sobre a vida e a obra do artista e a transmissão de um show de forró.

 

Palco Hip Hop

Começa nesta semana a edição 2021 do tradicional festival Palco Hip Hop. A programação diversa contempla artistas dos quatro elementos da cultura hip hop, valorizando a cena de Belo Horizonte e Minas Gerais. O evento conta com  atividades como workshops, shows, apresentações, cypher, bate papo e palestras. Todas as atrações contam com acessibilidade em libras e acontecerá programação especial com recursos de autodescrição. Os eventos são gratuítos e a classificação é livre.

Iepha – Documentário Violas – o fazer e o tocar em Minas Gerais

No dia 19 de junho se comemora o dia do cinema brasileiro, e a Cemig não poderia deixar de lembrar essa data. Para celebrar este dia, conheça o  documentário Violas – o fazer e o tocar em Minas Gerais. Nele, o Iepha nos apresenta esse instrumento musical que, pela sua importância, foi registrado como patrimônio imaterial do nosso estado. A viola  chegou ao Brasil com os primeiros colonos e os padres jesuítas e ganhou aqui novas possibilidades. Em Minas Gerais, sua sonoridade está espalhada por todo o estado compondo as tradições e o cotidiano dos mineiros ao longo dos séculos.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados