Cemig comemora dia do cinema brasileiro com documentário sobre Violas de Minas Gerais 

Fim de semana ainda vai ter música, dança e grafite da arte urbana

O Energia da Cultura desta semana apresenta a diversidade das iniciativas culturais patrocinadas pela Cemig, para curtir em casa, com toda a família. Tem teatro, artes visuais, cinema e cultura hip hop. A programação reúne micro peça teatral, música,  dança, o grafite da arte urbana, a genialidade de Guignard e um documentário sobre as violas de Minas em comemoração ao dia do cinema brasileiro.

Confira as atrações na página da Cemig no facebook: https://www.facebook.com/events/186092413434284/

Galpão Cine Horto

O Festival Cenas Curtas, um dos eventos mais tradicionais do calendário da cena belo-horizontina de Teatro, tem nova edição. Desta vez, os grupos e artistas apresentarão trabalhos que ocupem o “entre lugar” das produções em teatro e o audiovisual. Os projetos inscritos concorrerão em duas categorias: Cenas Gravadas em que os proponentes produzem o conteúdo previamente, e Cenas Ao Vivo, no qual os grupos se apresentarão em lives realizadas durante a programação do Festival.

Museu Casa Guignard

Começa nesta sexta-feira, 18/6,  a 11ª edição da Semana Guignard, um evento dedicado a discutir e promover a obra e o universo artístico do mestre modernista Alberto da Veiga Guignard. Em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus, ela será inteiramente virtual e contará com lives e com uma exposição virtual, Guignard, Paisagem Memória. Os trabalhos que serão expostos são sete paisagens guignardianas da cidade de Ouro Preto que foram reinterpretadas por fotógrafos da região. A semana ainda conta com live sobre a vida e a obra do artista e a transmissão de um show de forró.

 

Palco Hip Hop

Começa nesta semana a edição 2021 do tradicional festival Palco Hip Hop. A programação diversa contempla artistas dos quatro elementos da cultura hip hop, valorizando a cena de Belo Horizonte e Minas Gerais. O evento conta com  atividades como workshops, shows, apresentações, cypher, bate papo e palestras. Todas as atrações contam com acessibilidade em libras e acontecerá programação especial com recursos de autodescrição. Os eventos são gratuítos e a classificação é livre.

Iepha – Documentário Violas – o fazer e o tocar em Minas Gerais

No dia 19 de junho se comemora o dia do cinema brasileiro, e a Cemig não poderia deixar de lembrar essa data. Para celebrar este dia, conheça o  documentário Violas – o fazer e o tocar em Minas Gerais. Nele, o Iepha nos apresenta esse instrumento musical que, pela sua importância, foi registrado como patrimônio imaterial do nosso estado. A viola  chegou ao Brasil com os primeiros colonos e os padres jesuítas e ganhou aqui novas possibilidades. Em Minas Gerais, sua sonoridade está espalhada por todo o estado compondo as tradições e o cotidiano dos mineiros ao longo dos séculos.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados