CAPACITAÇÃO: Hospital Municipal de Paracatu implementa boas práticas no manejo de pacientes com Covid-19

Curso é ministrado por equipe do Proadis do Ministério da Saúde

De 19 a 23 de setembro, o Hospital Municipal de Paracatu promoveu curso de implementação de boas práticas no manejo de pacientes com infecção pelo novo coronavírus. O curso capacitou 300 profissionais de saúde da instituição, divididos em 17 turmas.

Com o objetivo de atualizar os procedimentos e protocolos do atendimento, o curso foi ministrado pela equipe do Proadis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional), Hcor SUS, com gerenciamento do Ministério da Saúde.

A fisioterapeuta, especialista em saúde do adulto e do idoso, Luma Lustosa, e o enfermeiro especialista em gerenciamento dos serviços de saúde, Rubens Marinho Severo, ministraram o curso.

De acordo com Rubens, o intuito do curso foi aprimorar as técnicas básicas na assistência ao paciente de Covid-19, para que o profissional de saúde se proteja e não retransmita o vírus. “Trouxemos muitos procedimentos, inovações sobre o atendimento, a ideia é mostrar aos profissionais as melhores formas de paramentação, a fim de que evite a contaminação do profissional, para que ele não seja afastado do serviço”.

Ainda de acordo com Rubens, a ideia é melhorar a qualidade da assistência. “O treinamento em si fala sobre a oxigenoterapia do paciente, a etapa de pronação, por exemplo, que o paciente deve ficar deitado de barriga virada para baixo, a fim de melhorar o padrão respiratório”, completa.

A fisioterapeuta Luma Lustosa explica que os profissionais receberam muitas informações sobre a ventilação mecânica, de como otimizar a melhor forma de realizá-la. “Os profissionais devem estar preparados e ter muito conhecimento sobre a utilização ou não da ventilação não invasiva, por exemplo. Estamos muito satisfeitos com a participação dos profissionais e com a estrutura do Hospital Municipal de Paracatu, todos estão buscando o melhor para este momento de pandemia”, disse.

Luana Cristina de Oliveira é fisioterapeuta e participou do curso. Segundo ela, foi um momento importante para alinhar as equipes de saúde. “Tivemos aqui um apanhado das práticas a serem desenvolvidas, baseadas nos protocolos, para que o paciente evolua no tratamento e para que cada profissional saiba da responsabilidade e da importância do seu trabalho”.

A enfermeira Amanda Andrade também participou do curso. Para ela, foi um treinamento muito importante neste momento de pandemia. “A nossa rotina mudou totalmente e tudo muito rápido, e ainda é muito incerta, pois se trata de uma doença nova. O curso veio para reforçar ainda mais o nosso conhecimento, com atualização de protocolos”.

Vinícius Paiva, coordenador de enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu, diz que o Hospital Municipal tem o objetivo de sempre capacitar os profissionais para que consigam ter melhor qualidade na assistência dos pacientes. “Este treinamento veio para agregar, junto à nossa equipe e, principalmente, ao CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). Foi um curso fundamental para nossa instituição, tivemos muitas atualizações, de paramentação, desparamentação, quando ocorre um grande número de contaminação e graças ao nosso constante cuidado e rigor nos protocolos, o nosso índice de infecção entre os profissionais é baixo”, finaliza.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados