Campanha recebe doações de 1 real para construção de espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua

A Associação Projeto Atuar Semeando Amor lança essa semana a primeira etapa da campanha “Mutirão do Pix! – Construção de espaço para semear o amor”, que busca arrecadar recursos para construção da casa de acolhimento no bairro Jardim Serrano 

A Associação Projeto Atuar Semeando Amor recebe, durante as quatro próximas semanas, doações de 1 real via Pix para a campanha “Mutirão do Pix! – Construção de espaço para semear o amor”. A campanha contará com quatro metas de arrecadação modificadas a cada semana, que buscam viabilizar a aquisição de materiais como tijolos, cimento, portas, janelas e outros insumos. Essa arrecadação semanal é extremamente importante porque a mão de obra voluntária trabalha aos fins de semana, então é necessário garantir os materiais para que o fluxo da construção não seja interrompido. A primeira meta, que precisa ser alcançada até o dia 24 de setembro, é de 2 mil reais, valor necessário para a aquisição de mil tijolos e vinte sacos de cimento. A chave pix para a doação é o número de celular 38999286112, destinatário Marcelo Pereira (presidente do Projeto Atuar).

O espaço em construção será a sede do Projeto Atuar, que também funcionará como uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Paracatu a partir de uma solicitação da Câmara Municipal, reconhecendo a utilidade pública da associação, ficando a cargo do Projeto Atuar todos os custos necessários para o desenvolvimento da obra. A construção está em desenvolvimento desde janeiro deste ano no bairro Jardim Serrano e é fruto de diversas doações e trabalho voluntário. É através desse apoio que o grupo já tem garantida a mão de obra necessária para construção do espaço, sendo urgente disponibilizar os materiais para que esses voluntários possam trabalhar durante os finais de semana. O mutirão foi também uma estratégia encontrada para viabilizar que a construção seja finalizada até o próximo ano, pois, caso contrário, o Projeto Atuar poderá perder o terreno cedido.

O Projeto Atuar recebe também doações diretas dos materiais, ou seja, sacos de cimento, areia, brita e outros insumos de doadores que se sentirem mais confortáveis em comprá-los diretamente.  Também aceitam excedentes de outras obras em execução. Nesses casos, entre em contato com Marcelo Pereira, presidente da instituição no mesmo número de celular da chave pix: 38999286112.

Sobre a casa 

A proposta da casa de acolhimento é oferecer recursos básicos para pessoas em situação de rua, como espaço para banho, alimentação, roupas, agasalhos, corte de cabelo e rodas de conversa. O Projeto Atuar também pretende construir uma programação de atividades, que envolvam oficinas diversas, para que os acolhidos disponham de uma ocupação diária que possa servir como ação terapêutica ou mesmo futura fonte de renda. Esses serviços serão oferecidos por voluntários que fazem parte da rede de solidariedade do projeto e que já se colocaram à disposição para ajudar, garantindo um espaço para aperfeiçoamento e aumento da frequência dessas ações que, atualmente, já ocorrem de forma pontual nas atividades do Projeto Atuar.

Sobre o Projeto Atuar

A Associação Projeto Atuar Semeando Amor é uma instituição sem fins lucrativos formalizada há 4 anos, mas que há 6 anos realiza ações de apoio às pessoas em situação de rua de Paracatu. A sigla “ATUAR” se refere aos valores da Associação, que são: ação, trabalho, união, amor e respeito, respectivamente. Os membros fundadores são adictos e alcoólatras recuperados e seus familiares, que desejam oferecer para outras pessoas o apoio que um dia receberam.

No início, o grupo levava café, leite e pão para pessoas em situação de rua nos quatro cantos da cidade. Contudo, com o tempo, perceberam que a vulnerabilidade das pessoas atendidas demandava uma atenção ainda maior. Foi então que viram nas redes sociais a ideia do carro do banho, que foi construído em 2019 a partir da solidariedade do serralheiro que cedeu sua mão de obra e das doações de materiais ou recursos para comprá-los, advindos de pessoas e empresários. O carro ficou completo em 2020, após receberem a doação de uma lavadora de carros que viabilizou uma rifa que arrecadou 7 mil reais. Esse dinheiro foi investido como entrada em uma Kombi, que se tornou o carro do Projeto Atuar.

Pouco tempo depois de adquirida, a Kombi começou a apresentar problemas mecânicos (após 6 meses de uso, fundiu o motor) e sendo urgente a necessidade de uma manutenção. Esses reparos foram realizados em 2022, quando o Projeto Atuar foi um dos dez contemplados na seleção do Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos, promovidos pela Plataforma Integrar da Kinross em parceria com a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs. Com o recurso do edital, foi possível trocar os pneus, reformar o estofado, realizar a manutenção da suspensão e outros reparos na Kombi.

Atualmente, o carro do banho percorre a cidade oferecendo banho, corte de cabelo, distribuição de agasalhos, cobertores e alimentos e palavras de esperança para as pessoas em situação de rua. Possuem capacidade para realizar de 20 a 30 banhos por dia, ação que será mantida mesmo após a construção da sede e casa de acolhimento. O grupo voluntário arrecada recursos para manter essa circulação com a venda de sacos de lixo, realizada pessoalmente de porta em porta.

Como relatado, o Projeto Atuar sempre contou com o trabalho voluntário e a mobilização de pessoas com o desejo de ajudar. Essa corrente de apoio se mantém fundamental para a conclusão da obra do espaço sede e casa de acolhimento, por isso contam com essas pequenas doações via Pix, acreditando que com um pouco de cada um é possível mudar a vida de muito mais pessoas.

Planta do espaço sede e casa de acolhimento do Projeto Atuar 

Foto: Click Filmes 

Serviço 

Campanha “Mutirão do Pix! – Construção de espaço para semear o amor”

Pix para doação: número de celular 38999286112 – destinatário Marcelo Pereira (presidente do Projeto Atuar).

Contato: 

Marcelo Pereira  – Presidente da Associação Projeto Atuar: 38 99928-6112

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados