Campanha de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação são prorrogadas até dia 21/10

 

 O D da multivacinação em Paracatu é amanhã, dia 15 de outubro.

Você sabe dos riscos e a importância de vacinar o seu filho (a), contra a Poliomielite? Não, então dá uma olhadinha aí  neste post, informações importantes.

Lembrando que a nossa Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, foi prorrogada até o dia 21/10.
Leve o seu pequeno paracatuense em uma das unidades básicas de saúde (UBS), das 08h às 17h. A vacinação contra a poliomielite é destinada a todas as crianças 1 ano a 4 anos de idade.

Especialistas alertam para o risco de casos de poliomielite voltar a ser registrados no Brasil, depois de mais de 30 anos, preocupação já levantada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante de monitoramento de casos que estão surgindo no mundo e do cenário atual do País, a entidade colocou o Brasil entre os países com alto risco para reintrodução da doença.

 

O DIA D DA MULTIVACINAÇÃO

Acontecerá amanhã (15), em todos os postos de saúde a vacinação contra a poliomielite em crianças de 1 ano a 4 anos de idade e a multivacinação em crianças de zero dia de vida até 14 anos.  Para a multivacinação são todas as vacinas do calendário Nacional de vacinação, que são: Hepatite B, Hepatite A, varicela, difteria, HPV para as meninas e meninos de 9 anos a 14 anos, DTP (tríplice bacteriana). Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto),Tríplice viral, Hepatite B e dTpa). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É muito importante que a população fique atenta a participar amanhã levando seus filhos para este dia D, e se caso não puderem neste sábado, essas vacinas estarão disponíveis nos postos, mas a campanha de poliomielite estará disponível até o dia 21 de outubro em todos os postos de saúde.

Aproveitem o dia D que é sábado (15), e que vai estar mais tranquilo, leve seus filhos, pois é mais uma oportunidade. Vamos combater esta doença.

Quais os riscos da doença?

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de 5 anos e que vivem em alta vulnerabilidade social, em locais onde não há tratamento de água e esgoto adequado. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

O vírus ataca o intestino, mas pode chegar ao sistema nervoso e provocar paralisia irreversível – daí o nome paralisia infantil – em membros como as pernas, e também dos músculos respiratórios, levando o paciente à morte. A poliomielite não tem cura, apenas prevenção, que é feita com a vacina.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados