Caminhos das Águas 2026: UFVJM e MinC convidam instituições de ensino superior para participação no projeto
Serão selecionadas nove IES por meio de edital; inscrições gratuitas vão de 10 a 23/2
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), e o Ministério da Cultura (MinC), com a Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), convidam Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais para participar do edital de seleção de parcerias para a realização da segunda edição do projeto Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 10 a 23 de fevereiro, por formulário próprio.
De acordo com o edital, poderão ser beneficiárias até nove IES de todo o território nacional, preferencialmente que tenham sede ou campi fora da capital de seu estado e/ou realizem atividades com povos e comunidades tradicionais. As instituições selecionadas irão compor o grupo que participará das ações formativas e de articulação de agentes culturais que atuam na valorização, preservação e difusão da diversidade cultural brasileira.
O objetivo principal é ampliar a rede e parcerias entre IES públicas federais, pró-reitorias de Extensão e Cultura (em suas diversas designações) e o poder público federal, buscando o fortalecimento da ação universitária na valorização da produção artística e cultural junto a agentes culturais de todo o país.
“O Caminhos das Águas chega à segunda edição, junto à UFVJM, que vai ser a nossa parceira nesse segundo ciclo. Um programa que se consolidou, tendo como premissa a formação, a elaboração e a gestão de projetos em territórios diversos, partindo da diversidade dos povos e comunidades tradicionais. Na primeira edição, tivemos uma predominância muito forte em territórios indígenas e ribeirinhos, ali das águas, e em algumas comunidades quilombolas também. Agora, ampliamos para comunidades tradicionais, compreendendo essa formação como etapa importante para que os agentes culturais possam elaborar e gerir seus projetos no campo das artes e da cultura, sobretudo em seus próprios territórios. Até o dia 23 de fevereiro, estão abertas as inscrições do edital para que outras instituições de ensino superior possam se inscrever. Assim, a parceira pode crescer, além da UFVJM, para outras instituições que tenham capilaridade nos territórios brasileiros, sobretudo nos municípios do interior do nosso país”, afirma o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba.
Para a gestão da UFVJM, a parceria com o Ministério da Cultura é de extrema importância. “É motivo de muito orgulho para a nossa pró-reitoria estar envolvida na realização de um projeto tão potente quanto este que forma pessoas, de maneira extremamente qualificada e sensível, para acessarem recursos públicos destinados à cultura, ao mesmo tempo em que oportuniza intercâmbios entre elas e fruição cultural”, comenta a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFVJM, Valéria Cristina da Costa.
“Ao estabelecer parceria com o MinC para a realização da segunda edição do Caminhos das Águas, a UFVJM se reconhece também como uma instituição cultural, com capilaridade em seus territórios de abrangência e para além deles. Esperamos, assim, fortalecer as redes artísticas e culturais em suas diversidades e singularidades”, destaca o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman.
Primeira etapa – curso de formação do projeto Caminhos das Águas 2026
A primeira etapa da parceria para a implementação do Projeto Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais é a oferta do curso de extensão “Educação dos Sentidos para fazer sentido”. A formação será on-line, durante o mês de março de 2026, com ações síncronas, previstas para o período da tarde, e assíncronas, compondo 30 horas de carga horária.
Cada instituição selecionada será responsável pela indicação de seis a dez pessoas para participação no curso. Esses integrantes da equipe deverão ter competências, experiências e/ou interesse como educadores, mediadores de ações ou formações em temas afins à proposta.
O projeto e demais etapas
O projeto Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais é uma ação do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), coordenado, em sua segunda edição, pela Diretoria de Cultura da Proexc / UFVJM. Tem como foco a estruturação de redes de parcerias para a formação artística e cultural de artistas, artesãos, educadores, educomunicadores, arte/educadores e mobilizadores culturais de todo o Brasil, com atenção especial para agentes culturais de povos e comunidades tradicionais.
Na primeira edição do Caminhos das Águas, realizada em 2024, a UFVJM foi uma das instituições parceiras para a realização da formação presencial, na cidade de Janaúba, onde há um campus da universidade. “Naquela oportunidade já nos encantamos e compreendemos a importância da proposta para o fortalecimento das redes de cultura locais. Agora, na coordenação da segunda edição, esperamos continuar e ampliar ações e parcerias que possibilitem o acesso cada vez mais democrático à produção e fruição artística e cultural e aos recursos necessários ao seu subsídio”, avalia a diretora de Cultura da UFVJM e coordenadora-geral do projeto, Rosi Bechler.
A seleção de IES parceiras e a realização do curso de formação das equipes constituem-se na primeira etapa do projeto. A segunda etapa é a oferta da trilha formativa “Educação dos Sentidos para fazer sentido”, em formato presencial, para agentes culturais locais. E a terceira, a premiação cultural “Olhinhos D’Água”, que premiará dez projetos culturais idealizados pelos participantes aprovados na trilha formativa.
Inscrições e edital
As IES interessadas em fazer parte do projeto Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais / Edição 2026 devem inscrever-se, de 10 a 23 de fevereiro, pelo formulário próprio, que pode ser acessado aqui.
Divisão de Jornalismo e Imprensa


Comentários