CÂMARA MUNICIPAL OUTORGA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO 2023

 CÂMARA MUNICIPAL OUTORGA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO 2023

A noite desta terça-feira, 14, vai ficar marcada pelas homenagens a 17 personalidades físicas e jurídicas com a outorga da Medalha Mérito do Legislativo 2023.  A Medalha constitui o reconhecimento do trabalho nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Filantropia e Assistência Social, Justiça, Segurança Pública, Saúde, Agropecuária, Política, Comércio e Serviços.

A solenidade foi iniciada com a composição da Mesa de Honra formada pela presidente da Casa, vereadora Claudirene e sua homenageada Betânia Batista, o Prefeito Igor Santos, a vice-presidente Gislene Couto e o homenageado Marcione Silva, e a Vereadora Tenente Cristina e o homenageado Alexandre Ferreira Lopes

A Presidente da Câmara Claudirene Rodrigues abriu a sessão de solenidade e reforçou o reconhecimento público de ações humanitárias, sociais e de impulso para desenvolvimento que possibilitaram a milhares de cidadãos uma cidade melhor. “Os motivos de estarmos hoje aqui, comemorando este título tão importante de reconhecimento pelo o que cada um de vocês  representam uma área da sociedade, parabéns a todos”.

 

 Prefeito Igor Santos parabeniza aos homenageados!

Prefeito Igor Santos ressaltou a importância de  homenagear pessoas que trabalham   com dedicação, compromisso e inventividade e fazem uma Paracatu cada vez melhor.

 

Entrega Medalha Mérito do Legislativo 2023

Resumo das Biografias

A presidente da Câmara, vereadora Claudirene Rodrigues e a homenageada  a senhora Betânia Batista Melo.

 

Betania Batista Melo é uma profissional notável que se destacou na área social, merecendo o reconhecimento e honra do Mérito Legislativo. Com uma sólida formação acadêmica, Betania é advogada formada pela renomada Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua busca pelo conhecimento não se limitou ao Direito, pois ela também possui uma formação em Serviço Social, o que demonstra seu comprometimento em compreender as necessidades sociais e legais das comunidades que serve.

Vice-presidente da Câmara, vereadora Gislene Couto entrega a medalha ao senhor Marcione Silva Pereira.

Marcione da Silva Pereira, conhecido como “Piaba”, nasceu em Paracatu e é filho de Ercília da Silva Pereira e Floriano Pereira Guimarães (pai falecido). É casado com Fernanda Peres De Quinta Calzavara, com quem vive com seu filho, Eduardo, de 17 anos e sua enteada Clara, de 16 anos. Marcione estudou até o 1º ano do Ensino Médio, e seu trabalho como sucateiro começou aos 8 anos, catando sucatas para ajudar sua mãe com as despesas de casa e as vendendo para o sucateiro Jovandei, no bairro Bela Vista, onde morava na época.

Vereadora Tenente Cristina entrega da medalha ao senhor Alexandre Ferreira Lopes.

Alexandre Ferreira Lopes, 3º Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais.  Ingressou na Polícia Militar no dia 12 de fevereiro de 2007, frequentando o curso técnico de segurança pública (CTSP) na cidade de Unaí/MG, tendo sido transferido para a cidade de Paracatu em dezembro do mesmo ano. Teve como inspiração para ingressar na carreira de policial militar, o irmão mais velho, também 3º SGT ALEX LOPES e a vocação para a profissão policial.

Vereador Beto Codorna  entrega da medalha a senhora Maraiza Aparecida Carvalho.

Nasceu em Presidente Olegário no dia 28 de setembro de 1965, mas cresceu em Joao Pinheiro, de família simples e humilde, filha de Custódio José de Carvalho (lavrador) e Sebastiana Alvina de Carvalho (do lar), a qual tem maior orgulho e amor, tem 7 irmãos, hoje professora aposentada do estado e do município.

Vereador Denis Brasileiro  da medalha ao senhor Watson Wilton Azevedo Rocha.

Watson Wilton Azevedo Rocha, casado com Rosângela, pai de Danielle e Deborah.

Servidor público municipal aposentado em 2015, aprovado no primeiro concurso da Câmara Municipal de Paracatu para o cargo de Auxiliar de Processamento de Dados, exercendo as funções de Analista Legislativo, Subsecretário de Assuntos Legislativos; Subsecretário de Documentação e Informação.

Vereador Denis Dantas entrega da medalha a senhora Luiza Tatielle Gomes Ferreira.

Luiza Tatiele Gomes Ferreira, 26 anos, solteira filha de Poliana de Oliveira Gomes Ferreira e Valmir Ferreira da Conceição, mãe de Luiz Gustavo Gomes Andrade e João Guilherme Gomes Oliveira.

Em 2019 descobriu uma síndrome Mc cune albright (tumor ósseo) e também um tumor uterino, passou pelo tratamento quimioterápico e hoje está se recuperando bem. É bem comprometida com sua comunidade, pois acredita que se cada um fizer um pouco, o mundo pode ser melhor. E por isso, começou as ações na sua rua e hoje no bairro onde mora.

Vereador Donato Silva entrega da medalha a Deputada Estadual Marli Ribeiro.


Marli Ribeiro é missionária, nasceu em Patos de Minas, em 08 de setembro de 1964, sexta filha de oito filhos. Começou a trabalhar desde cedo, auxiliando a mãe na confecção e venda de artesanatos para o sustento da família. Aos 11 anos conheceu a igreja evangélica Catedral da Bênção onde despertou o desejo de seguir um “chamado” ministerial. Na mesma igreja, Marli conheceu o seu esposo Paulo Ribeiro, hoje Pastor/Bispo Paulo Ribeiro. No dia 11 de julho de 1981, aos 17 anos de idade casaram-se. Um ano depois foram enviados para missões em Paracatu/MG, onde estão há mais de 40 anos.

Vereador Evandro da Usina entrega da medalha ao senhor Renir Santana.

Renir Eustáquio Soares Santana é produtor rural da agricultura familiar no projeto de Assentamento Esperança situado no município de Paracatu-mg. RENIR é casado, pai e avô. O indicado vive e trabalha com sua família desde meados dos anos 2004 no referido assentamento.

Dentre outras, o Sr. RENIR SANTANA é atualmente presidente da associação do P.A Esperança, onde luta diuturnamente em busca de melhores condições de vida para todos da comunidade, RENIR também é funcionário do centro universitário Uniatenas de Paracatu.

Vereador George Linderski  entrega da medalha ao senhor José Matias Lopes Junior

Dr. José Matias Lopes Junior. Eternamente Juninho, nasceu em João Pinheiro, no dia 19/11/81, filho de José Matias Lopes e Maria José Machado Matias. Casado Com Amanda a 09 anos. Pai do Arthur Matias, Benício Matias e José Matias.

Foi criado na cidade de João Pinheiro onde morou um até a conclusão do Ensino Médio, período no qual começou efetivamente o seu tão sonhado Ingresso na Faculdade de Medicina de Petrópolis. José Matias  atua como médico no Hospital Municipal de Paracatu há 10 anos.

 

Vereador Manoel Alves  entrega da medalha ao senhor Osmir Alves Moreira.

Osmir Alves Moreira, nasceu em 7 de Julho de 1963, em Paracatu MG, na Região rural do Morro Agudo, onde cresceu, onde viveu grande parte da sua vida. Osmir é Filho de José do Amparo Moreira e Carmen Alves Moreira, tem9 irmãos. Homem muito religioso, católico, ministro da eucaristia, legionário e sacramentino são algumas das suas dedicações e compromissos da vida religiosa. Sempre muito paciente e caridoso com todos, não mede esforços para levar a palavra de Deus para o seu próximo, de caráter e honestidade inigualáveis, Osmir Alves Moreira é um símbolo de humildade, retidão e integridade, um verdadeiro exemplo para toda sua família e amigos.

Vereadora Nilda da Associação  entrega da medalha à senhora Aliene Gomes Chaves Ribeiro .

Aliene Gomes Chaves Ribeiro é Natural de Chonin de Cima, distrito de Governador Valadares. Filha de José Luiz e Helena, é a filha do meio, tendo mais 2 irmãos. Casada e mãe de três filhos. Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, como menor aprendiz, após aprovação no concurso Cemig/Senai, onde permaneceu por 1 ano, como eletricista de linhas de distribuição. Retornou à empresa em 1998 após aprovação em um novo concurso. Chegou a Paracatu em setembro de 1998, onde permaneceu por 4 anos e meio.

 Vereador Paulinho Ferreira entrega da medalha ao senhor Florival Ferreira.

Florival de Assis Ferreira,  nasceu na localidade de Bonança, no município de Varzelândia, hoje, município de Ibiracatu, norte de Minas, em 04 de abril de 1954. Filho de José Vicentino Ferreira e de Maria do Carmo Ferreira.

Estudou em sua terra até aos 11 anos de idade. Depois foi para Montes Claros, onde concluiu o antigo curso primário, o ginasial e o segundo grau. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Montes Claros (1978).

Municipal de Paracatu e faz seus inconfundíveis comentários políticos sempre na terça-feira na TV Cultura Paracatu (TVC), e também mantem ativo o programa Opinião e Debate, que é conhecido por ser uma revista eletrônica que recebe os mais diferentes entrevistados sempre aos sábados, ao vivo, às 10h da manhã, e é transmitido pela rádio Vitória FM.­­­­­­­­­­­­

Vereador Paulinho Transporte para a entrega da medalha ao senhor José Altino Silva.

José Altino Silva tem 63 anos, formado em Medicina em 1985, especialista em Urologia. Iniciou sua atuação em Paracatu em Março de 1988. Foi diretor do Hospital Municipal por 5 anos. Também foi secretário Municipal de Saúde por 2 anos, além de ter exercido o cargo de vice-prefeito da cidade, na primeira gestão de Olavo Condé (2021 a 2016). Sempre ativo em sua área de atuação, José Altino também foi presidente da Associação Médica de Paracatu e Unimed Noroeste de Minas. José Altino foi médico do serviço público do município por 29 anos. E é sócio da empresa Núcleo Médico de Remoções.

 

 Vereador Professor Alex para a entrega da medalha ao senhor João Correia de Brito.

João Correia de Brito nascido e criado em Arinos-MG. Aos 21 anos veio para Paracatu onde conheceu Maria e com ela se casou teve 2 filhos: Daniel Santos e Priscila Santos. Logo após conheceu o evangelho e após 6 meses começou a fazer a trabalhos evangelizando cidadãos paracatuenses segundo seu propósito com Deus.

Depois de 13 anos fora de Paracatu retorno e fundou na cidade o Ministério Adoradores da Última Hora, uma igreja pentecostal que hoje conta com mais de 300 membros onde desenvolve trabalhos voluntários na arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e donativos para pessoas carentes e em estado de vulnerabilidade. Além disso, trabalha firmemente na arrecadação de capital para manter os trabalhos que também são desenvolvidos na mesma igreja que foi fundada em Moçambique, na África.

 

Vereador Renato Martins  entrega da medalha ao senhor José Miguel da Silva Couto.

José Miguel da Silva Couto (Seu Pepe) casado com Iara Pires Couto, pai de 3 filhos, Gabriel, Daniel e Glória Maria e avô do Gael de Melo Pires, natural do Distrito de Garapuava Município de Unaí -MG, nasceu no dia 22 de setembro de 1955.

Foi servidor Público Municipal admitido em 27 de agosto de 1973, onde prestou serviços até 2012, foi promovido a encarregado de serviços gerais e responsável geral pela construção de casas populares.

 

Vereador Vaguinho do Ônibus entrega da medalha à senhora Amideuler Oliveira Pacheco.

Amideuler é nascida na zona rural de Paracatu, mais precisamente na Região da Contagem. Filha de Marçal de Oliveira e Marieta Pires de Oliveira, casada com Vicente Paulo Pacheco. Amideuler trabalhou por 26 anos na Escola Municipal Antônio Ribeiro, dedicando dia a dia aos alunos da escola, local onde é querida por todos. Foi cantineira, auxiliar administrativo, entre outras funções.

 Vereadora Vera Lemos entrega da medalha ao senhor Emiliano Pereira Botelho.

Nascido em Paracatu em 05 de fevereiro de 1948, Filho de Anita de Sá Pereira e João Lima Botelho. Um Paracatuense extremamente ligado as suas origens e orgulhoso com o progresso dessa cidade.  A forte ligação familiar à pecuária, de um lado, e à cultura, de outro, está refletida na história de vida de Emiliano. Preside, desde 1992, a Campo Companhia de Promoção Agrícola, criada no âmbito do Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola, o PRODECER (1979). Participou com os Governos Estaduais para apoio na Implantação dos projetos buscando soluções junto ao Ministério da Agricultura e agentes financeiros para implantação dos projetos.

 

Momentos do evento:

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados