Câmara Municipal de Paracatu entrega medalha Mérito Legislativo de 2019

 Câmara Municipal de Paracatu entrega medalha Mérito Legislativo de 2019

3 1

A Câmara Municipal de Paracatu entregou na noite de ontem (22), as medalhas do Mérito do Legislativo, esta outorga faz parte das comemorações dos 221 anos de Emancipação Político Administrativa de Paracatu, que carrega bravamente em sua história a luta desbravadora dos seus pioneiros. Por meio da Resolução Legislativa nº 376, de 04 de junho de 1997, instituiu-se a Medalha do Mérito Legislativo, com o objetivo de premiar e enaltecer as personalidades municipais, estaduais, nacionais e internacionais, que de alguma forma, dispensaram relevantes contribuições à economia, à saúde, à educação, ao desporto, à assistência social, à comunicação, à cultura local e à valorização do Poder Legislativo Municipal.

O Poder Legislativo aprovou por unanimidade os nomes dos 17 agraciados. A Reunião Solene foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Martins, e para compor a mesa, a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Nilda da associação e também o secretário da mesa da Câmara Municipal, vereador George Linderski.

      A entrega da Medalha do Mérito Legislativo às personalidades indicadas pelos Exmos. Senhores Vereadores foram aprovadas pelo Plenário da Câmara Municipal, por meio da Resolução nº 10/2015. Segue, abaixo, os respectivos vereadores e vereadoras e os homenageados por eles:

 O vereador Edivar Andrade faz entrega ao Sr. Victor Pires Oliveira

1

BIOGRAFIA DO SENHOR VICTOR PIRES OLIVEIRA SOBRINHO

Víctor Pires de Oliveira Sobrinho, casado com Alessandra do Amaral Oliveira, pai de Victor Hugo Amaral Oliveira, de 12 anos, e Brenda Cristina Soares Oliveira, de 21 anos. Nasceu em Paracatu, em 30/10/1979, filho de Ilanias Correia de Oliveira e Zito Pires de Oliveira, residentes no sítio Nossa Senhora da Guia na região do Moinho, neto do Sr. João Pires de Oliveira (conhecido como Sô Joca), famoso pela fabricação da cachaça artesanal, hoje conhecida como cachaça Vô Joca. No ano de 1989, aos 10 anos, veio para a cidade e começou a trabalhar como aprendiz numa oficina mecânica. Em 2012 tornou-se sócio de uma grande oficina mecânica. Em 2017 fundou a VHB soluções automotivas Ltda., empresa que oferece serviços na área de mecânica multimarcas com vistas a atender novas tecnologias. Hoje seu sentimento é de gratidão a Deus por cada obstáculo superado nessa jornada e por cada cliente e amigo que colaborou para que esse sonho acontecesse.

Vereador George realiza a entrega da Medalha Mérito Legislativo, ao seu homenageado o Sr. Pedro Vargas

2

BIOGRAFIA PEDRO VARGAS

Pedro Vargas, filho de Raymundo Vargas e Amália Caldas Vargas, nasceu em Paracatu no dia 20 de junho de 1925, tendo cinco irmãos. Iniciou o estudo primário no grupo escolar nas classes anexas à escola normal de Paracatu, em 1938 começou uma trajetória buscando formação em alguns colégios internos, passou por Patrocínio no ginásio Don Lustosa, onde colaborou como coroinha. Em 1939 mudou para Pará de Minas e em 1942 transferiu-se para Formiga, onde prestou o tiro de guerra, e de 1943 a 1944 completou o colegial no colégio Arnaldo, em Belo Horizonte. Em 1944 retornou a Paracatu e deu início à atividade de produtor rural atuando na criação de gado de corte. Com o passar dos anos dedicou-se de forma pioneira às atividades agropecuárias, onde conquistou grandes amizades. No ano de 1959 casou-se com Terezinha de Jesus Jordão Vargas, com quem teve cinco filhos, 16 netos e 10 bisnetos. Sempre esteve envolvido ativamente no cenário político, participando de muitas campanhas, apoiando governadores, deputados, prefeitos e vereadores, inclusive nas eleições de vários familiares.

Pedro Vargas, esposo, pai, avô, amigo, companheiro, homem forte e trabalhador, exemplo de honestidade, simplicidade e dignidade. Até aqui foram 94 anos de muitas lutas e vontade de viver, admirado e amado, considerado um homem de caráter forte, íntegro e repleto de força e bondade.

 Vereador Gilsão do Paracatuzinho faz a entrega da medalha a sua homenageada, Sra. Raquel Correia de Araújo.

3

BIOGRAFIA RAQUEL CORRÊA ARAÚJO

Raquel Corrêa Araújo, filha de Melquiades Alves Araújo e Maria das Dores Corrêa Araújo, natural de Paracatu, tem duas filhas, Ana Luiza Araújo Cunha e Marcelly Araújo Andrade Santos. Raquel contribui de forma efetiva para o município através de serviços prestados na área social. Ela participa do projeto social “Amigos Solidários”, que atende pessoas que precisam de algum tipo de tratamento de saúde e não tem condições de custeá-los. Para atingir o objetivo de custeio do tratamento são feitas quermesses com venda de comidas típicas, atrações culturais, artísticas e leilões, no intuito de arrecadar o dinheiro. O projeto surgiu em junho de 2015, com a necessidade de ajudar uma vizinha a custear uma cirurgia. No decorrer do desenvolvimento do projeto, de forma voluntária, parceiros/amigos se uniram em prol desse movimento.

Vereador Gilsomar do Projeto realiza a entrega da medalha ao homenageado o Sr. Jonas Jorge dos Santos.

 4

BIOGRAFIA JONAS JORGE DOS SANTOS

Jonas Jorge dos Santos nasceu em 23/04/1953, em Ilhéus – BA, filho de Antônio Jorge dos Santos e Maria Noêmia de Jesus, de origem humilde, aos 9 anos ficou órfão de pai e mãe, e desde muito pequeno teve que aprender a trabalhar para sobreviver. Com 20 anos casou-se com Vera Lúcia dos Santos, e logo mudaram para Pirapora- MG, e iniciou seu ministério pastoral, onde foi pastor 7 anos e 7 meses em Jequitaí – MG, logo em seguida Buritizeiro, por mais 7 anos e meio. Em 20 de julho de 1996, Jonas tomou posse na cidade de Paracatu, onde começou a pastorear na igreja Evangélica Assembleia de Deus – missão. Ao longo desses mais de 22 anos o pastor Jonas, por meio da igreja Assembleia de Deus, vem realizando diversos trabalhos sociais na cidade.

 

Vereador Hernesto da Silva realiza a entrega da medalha ao homenageado o Sr. Walfrido Pimentel Ulhoa.

5

BIOGRAFIA WALFRIDO PIMENTEL ULHOA

Walfrido Pimentel Ulhôa, nascido em Paracatu, em 16/12/1955, casado há 42 anos com Rita de Cássia Negri Ulhôa, com quem teve 03 filhos e um recebido no seio da família com o mesmo amor, respeito, dedicação e carinho, filhos estes que lhes deram hoje 07 netos e uma bisneta. Mudou-se para São Paulo em 1970, onde fez o curso de auxiliar de enfermagem, habilitou-se e ingressou na instituição Hospital das Clínicas da FMUSP. Em 1978 habilitou-se em técnico de radiologia, na Escola Irmã Madalena-SP. Em 1979, iniciou no Hospital Amico em São Paulo, na função de auxiliar de ortopedia, e em 1980 passou a técnico em raio X. Trabalhou também no Hospital do Servidor Público Municipal e Hospital Jaraguá, em São Paulo, como técnico RX. Em 1987 retornou para Paracatu para colaborar na instalação do aparelho de raios-x no centro de saúde do Alto do Córrego, onde exerce até a presente data a função de técnico de RX. Trabalha no antigo centro hospitalar, hoje Hospital São Lucas, há 30 anos e na Clínica Tomocenter há 22 anos, em todos eles dedicando com a mesma qualidade técnica, respeito e amor ao próximo.

Vereador Jesué Araújo faz a entrega da medalha ao homenageado o Sr. Dom Jorge Alves Bezerra  

   6 

BIOGRAFIA JORGE ALVES BEZERRA

Dom Jorge Alves Bezerra nasceu no estado do Rio de Janeiro, no dia 23/04/1955, em São João do Meriti. Cursou o ensino primário e secundário no Rio de Janeiro e após entrar para a Congregação do Santíssimo Sacramento, fez o estudo superior em São Paulo, capital. Professou seus votos religiosos perpétuos, foi ordenado diácono e padre. Em seguida, foi estudar a licença em teologia moral na Europa – Roma. Ao voltar ao Brasil foi pároco em algumas paróquias, professor e em seguida ordenado bispo da diocese de Jardim – MS, onde serviu por 4 anos e logo foi transferido para a diocese de Paracatu, já há 6 anos e 8 meses (13/01/2013). Aqui se adaptou ao estilo de vida da diocese, encravada no cerrado do noroeste mineiro, onde se sente realizado e feliz com a sua missão.

Vereador João Archanjo realiza entrega da medalha ao homenageado o Sr. Wendel Rocha Oliveira

7

BIOGRAFIA WENDEL ROCHA OLIVEIRA

Wendel Rocha Oliveira nasceu em 16/06/1974, natural de Paracatu, filho de Wando José de Oliveira e Maria do Carmo Rocha Oliveira, atua na área esportiva de Paracatu desde 2010 em todas as categorias, atualmente é o presidente da Liga Paracatuense de Esportes.

Vereador Joeli do Onibus realiza a entrega da medalha ao homenageado o Sr. Roberto Ferreira de Faria

8

BIOGRAFIA ROBERTO FERREIRA DE FARIA

Natural de Carmo do Paranaíba, o Sr. Roberto é filho do Sr. Leôncio Ferreira de faria e da Sra. Maria das Dores de Faria, divorciado, é pai de cinco filhos, e avô de 7 netos. Chegou à cidade de Paracatu no ano de 1983, onde reside até a presente data. Seu primeiro trabalho foi na granja Boa Vista, onde laborou por sete anos e seis meses. Trabalhou também no Armazém Globo, no Supermercado Carretão, no Supermercado Pilão e durante 21 anos no Supermercado Dois Irmãos, onde atuou como embalador, chegando a ocupar o cargo de gerente.  Morou no povoado da Lagoa por 12 anos e nesse tempo concorreu à presidência daquele povoado, sendo eleito, porém por questões pessoais, passou o cargo para seu vice, na época, João de Abel. Nos dias atuais, Sr. Roberto trabalha na gerência do supermercado Cerradão e reside na região do Sobrado.

 Vereador Marcone do Paracatuzinho realiza a entrega da medalha ao Sr. Rogério Alves Correia

10

BIOGRAFIA ROGÉRIO ALVES CORREIA

Rogério Alves Correia, 55 anos, casado com Claudia Helena, pai de 4 filhos. Proprietário de um comércio mais conhecido do Paracatuzinho e da cidade, o Bar do Pastel, onde há mais de 30 anos comercializa e trabalha diariamente para criar sua família com muita luta e honestidade. Apoia e patrocina o esporte da cidade. E mesmo com tantas adversidades da vida pode ajudar muitas pessoas do bairro Paracatuzinho, onde todos carinhosamente o conhecem e frequentam seu estabelecimento.

Vereador Marcos Oliveira realiza entrega de medalha ao homenageado Sr. Paulo Ribeiro.

11

BIOGRAFIA PAULO RIBEIRO

Nascido aos 09 dias do mês de agosto de 1960, na cidade de Carmo do Paranaíba, filho do Sr. João Ribeiro da Silva e da Sra. Abadia Maria de Jesus, caçula de doze irmãos. Mudou-se para Brasília aos 11 anos para morar com sua irmã Gasparina, onde aos 17 anos conheceu aquele que mudaria por completo a sua vida, Jesus. Em 1980, o evangelista Paulo foi consagrado a pastor e se casou em 11 de julho de 1981, com a bela princesa Marli, Deus lhes presenteou com quatro lindos filhos. Em fevereiro de 1982, o jovem casal chegou a Paracatu trazendo na bagagem muita fé, disposição, coragem e dinamismo. No ano de 1988, o corajoso pastor Paulo, também se tornou o vereador mais votado de Paracatu, cargo a qual foi reeleito por mais três vezes sempre representando muito bem o desejo e anseio dos cidadãos de Paracatu. Como vereador foi eleito ao cargo de presidente da Câmara Municipal, fazendo jus ao seu chamado ministerial.

Vereadora Marli Ribeiro realiza a entrega da medalha ao homenageado o Sr. Ivan de Araújo Ferreira.

12

BIOGRAFIA IVAN DE ARAÚJO FERREIRA

Ivan de Araújo Ferreira nasceu em 15/01/1955, filho mais velho de 07 irmãos, seus pais Mário Araújo Ferreira e Maria Almeida Araújo. Com 13 anos, seu pai faleceu, sendo o filho mais velho, precisou ajudar a mãe, trabalhou como engraxate, vendendo salgados, entre outros.       Casou aos 21 anos com Marilene Silva Araújo Ferreira, é pai de 03 filhos e 08 oito netos, casado há 43 anos. Fez seminário na presbiteriana renovada em Cianorte Paraná. Ordenado a pastor em 1992. Presidente fundador do centro reabilitação Ebenézer (Comunidade Terapêutica Feminina), que desde 2001 trabalha com reabilitação de adolescentes e adultas, usuárias de drogas. Pastor presidente da ICEA (campo missionário) realizou trabalho em vários estados do Brasil e exterior, como Venezuela, Chile, África e Cuba.

 Vereadora Nilda da Associação faz entrega da medalha ao homenageado o Sr. Heder Silva Gama.

13

BIOGRAFIA HÉDER SILVA GAMA

Heder Silva Gama, nascido em Paracatu, em 01/02/1976, é filho de Marcos Tadeu da Silva Gama e Antônia Luiza Moura Silva, casado com Paula Fernanda de Oliveira Parra Gama, e pai de dois filhos. Graduado em medicina desde 2011, prestou serviços em Vazante, João Pinheiro e há 5 anos atende no Hospital Municipal de Paracatu como plantonista e coordenador do pronto socorro, sempre atendendo com amor e dedicação aqueles que precisam.

Vereador Paraíba realiza entrega da medalha ao homenageado o Sr. Osvaldo Cruz Ferreira

20191022_211021

BIOGRAFIA OSVALDO CRUZ FERREIRA

Osvaldo Cruz Ferreira, casado com Jovelmira Pimentel Cruz, pai de 3 filhos, avô de 3 netos, natural de Paracatu, sempre trabalhou como comerciante na cidade e hoje está aposentado. Foi um dos fundadores do PSDB e também do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), na cidade de Paracatu.

Vereador Pedro Adjuto realiza a entrega da medalha Sr. Edson Soares do Nascimento

20191022_211210

BIOGRAFIA EDSON SOARES DO NASCIMENTO

Edson Soares do Nascimento, nascido em Monte Carmelo, reside em Paracatu desde os 05 anos de idade, filho de Joana Darc, neto de seu Sebastião e Maria das Dores, casado com Janair, tem um filho. Edson é educador físico, faixa preta no karatê 1° Dan, participou de vários campeonatos representando Paracatu, nos quais conquistou várias medalhas de 1ª, 2ª e 3ª colocação. Carrega o lema “educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”, em todos seus projetos e em sua vida.

Silvio Magalhães realiza a entrega da medalha ao Sr. Humberto Euler da Silva Neiva

20191022_211430

BIOGRAFIA HUMBERTO EULER DA SILVA NEIVA

Humberto Euler da Silva Neiva, nascido em Paracatu, no ano de 1950, filho de Henrique da Silva Neiva e Jarina Albernaz Neiva, casado com Susane Aparecida Sabino Neiva, pai de 4 filhos. Graduado em Recursos Humanos, MBA em Cooperativismo de Crédito, membro do Conselho de Administração do Sicoob Credigerais e diretor presidente do Grupo Lene, com mais de 10 empresas consolidadas no mercado há 35 anos.

Vereador Tio Miltim realiza a entrega da medalha ao Sr. Divino Francisco Barbosa da Cruz

20191022_211643

BIOGRAFIA DIVINO FRANCISCO BARBOSA DA CRUZ

Divino Francisco Barbosa da Cruz, nascido em Paracatu em 10/04/1952, aposentado, casado com Marta Teixeira de Araújo Barbosa, pai de 3 filhos. Atua em diversos trabalhos socias, dentre eles, estão: Projeto Verdes Nativas (reflorestamento em vários pontos da cidade); como católico praticante é membro ativo da pastoral familiar, que trabalha com o acolhimento a casais noivos em preparação para o matrimônio; faz visitas regulares aos doentes nos hospitais levando conforto e o amor de Deus, junto com sua esposa, àqueles que tanto precisam de uma palavra amiga e de esperança; também é membro ativo da pastoral da saúde.

 Vereador Wilson Martins realiza a entrega ao Sr. Benito Vicente dos Santos

20191022_211909

BIOGRAFIA BENITO VICENTE DOS SANTOS

Benito Vicente dos Santos, natural de Paracatu, nasceu em 25/04/1964, primogênito de 5 irmãos, filho de Benedito Vicente Santos e Benedita Santos. Sempre foi apaixonado por futebol, goleiro por muitos clubes em Paracatu, entre eles Santana Esporte Clube e União Esporte Clube. Ausentou-se de Paracatu por 16 anos e retornou há 9 anos com uma missão de pastorear. Hoje pastor da Igreja Batista Família e através dela realiza diversos trabalhos sociais na cidade.

26

O presidente da Câmara, o Vereador Wilson Martins encerrou a cerimônia e agradeceu a presença de todos, e, em seguida, foi servido um coquetel.

24 25 1 2 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply