Calor, chuva e lixo na rua podem aumentar casos de dengue em Paracatu

 Calor, chuva e lixo na rua podem aumentar casos de dengue em Paracatu

A chuva está chegando devagar em nossa cidade neste final de ano e as temperaturas continuam elevadas, e esta  associação, calor e os lixos jogados nas ruas da cidade, causando um grande mau estar.  Infelizmente, estamos passando por uma escassez de chuva e mesmo assim os casos de dengue estão aumentando em nosso município.

Os lixos estão tomando conta de calçadas, ruas e bueiros, que  muitas vezes é lançado nas ruas por pessoas que estão em ônibus ou carros, e até mesmo pedestres, tornam-se ambientes propícios para o criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Qualquer recipiente que possa acumular água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar um criadouro do mosquito transmissor da dengue. E o lixo é o principal criadouro do Aedes aegypti.

Fotos tiradas nesta manhã de domingo (17):

 

Como acontece a proliferação do mosquito

A fêmea do mosquito Aedes aegypti vive em média 30 dias, e nesse período, deposita entre 1.000 a 4.000 ovos.

Essas fêmeas depositam seus ovos em recipientes/locais próximos ou que contenham água.

O ciclo biológico do vetor (mosquito) ocorre em quatro estágios: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, durante 3 a 8 dias.

   

Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika (11/12)

Até 11/12, Minas Gerais registrou 393.545 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 304.638 casos foram confirmados para a doença. Há 193 óbitos confirmados por dengue no estado e 65 óbitos em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 92.485 casos prováveis da doença, dos quais 75.942 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 43 óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 19 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 146 casos prováveis. Há 33 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

*A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente.

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 11/12/2023).

Fonte do boletim: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/19208-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-11-12

      

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados