Calendário traz 20 eventos pré-COP30 para você acompanhar e participar

IBRAM divulga calendário extraoficial com encontros, oficiais e não oficiais, que serão realizados de setembro a novembro em várias capitais brasileiras, com programação alinhada à pauta da COP30. Um dos destaques é a 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias.
O mundo está em contagem regressiva para o início da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Até lá, assuntos da pauta da conferência estão sendo antecipadamente discutidos, em uma agenda intensa de eventos nas capitais brasileiras. Ali se discutem temas relacionados ao presente e ao futuro da humanidade, como mudanças climáticas e proteção da Amazônia, minerais críticos e transição energética, desmatamento e preservação ambiental, entre outros.
Para engajar o público nessa agenda pré-COP30, foi elaborado um calendário com 20 eventos selecionados, entre oficiais da COP30 e não oficiais, que são aqueles organizados por empresas e instituições diversas. O critério para a seleção dos eventos não oficiais foi, basicamente, o alinhamento da programação à conferência do clima.
Veja alguns dos eventos listados no calendário pré-COP30
Um exemplo de evento não oficial, porém alinhado à pauta da COP30 e incluído no calendário, é a 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Salvador (BA), nos dias 30 e 31/10. O propósito é conectar mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático. A condução dessa conferência será do ex-ministro e diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, com participação de várias personalidades, como a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, Copresidente IRP-UNEP e Membro do Conselho Econômico e Social da ONU; Conselheira Emérita do CEBRI, Copresidente do IRP-ONU.
Segundo Raul Jungmann, “nas duas últimas edições, ambas em Belém, promovemos um amplo debate sobre as grandes questões envolvidas com a temática do clima e como ele nos afeta e ameaça a qualidade de vida das futuras gerações. Ou seja, a situação nos impele a agir pelo planeta e pelas pessoas, e na terceira edição vamos selar este nosso compromisso com a vida”.
Acesse os livros das edições 2023 e 2024. Assista no Youtube os melhores momentos da edição de 2024.
Já entre os eventos oficiais, dois serão realizados em Brasília, em outubro: a reunião Pré-COP30 oficial, nos dias 13 e 14/10, como a proposta de buscar consensos entre ministros do clima e negociadores que irão participar das discussões na COP30; o outro será a reunião em 13/10 intitulada “3x Renewables Pre-COP30”, seguida de recepção (para convidados), organizada pela Global Renewables Alliance (GRA), que vai reunir lideranças globais do segmento de energia renovável.
O calendário a seguir está organizado de forma cronológica e apresenta, de maneira objetiva, uma breve descrição de cada encontro, seu local e os respectivos links para acessar mais informações. Os dados foram levantados em fontes públicas na internet; eventuais dúvidas ou atualizações devem ser confirmadas com os organizadores. O calendário foi produzido ao IBRAM, a partir de curadoria da agência Profissionais do Texto, integrante da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI).
CALENDÁRIO DE EVENTOS OFICIAIS DA COP30
- Pré-COP (Brasília/DF, 13 e 14/10) – Reúne ministros e negociadores para buscar consensos e destravar temas-chave (mitigação, adaptação, financiamento) um mês antes da COP30; organizada pela presidência brasileira da COP30. Mais informações.
- 3X Renewables Pre-COP30 (Brasília/DF, 13/10) – organizado pela Global Renewables Alliance (GRA), com participação de líderes globais do setor de energia renovável. Mais informações sobre a GRA.
- Fórum de Líderes Locais da COP30 (Rio de Janeiro/RJ, 3 a 5/11) – Encontro oficial, com apoio da Bloomberg Philanthropies e C40, para tratar da ação climática subnacional com prefeitos e governadores. Mais informações.
- Cúpula de Líderes (Belém/PA, 6 a 7/11) – Segmento de alto nível da COP, dedicado a chefes de Estado e de Governo, onde são anunciados compromissos políticos centrais. Mais informações.
CALENDÁRIO DE EVENTOS NÃO OFICIAIS
- 04 a 06/09 – Amazontech 2025 – Organização: UFRR & parceiros | Boa Vista/RR | Fórum de inovação e bioeconomia que integra Caribe e Amazônia Legal para soluções sustentáveis regionais. Mais informações.
- 11 e 12/09 – 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade – Organização: IbradeS, ACB, LIDE BA | Salvador/BA | Enfoque jurídico-político em governança climática. Mais informações.
- 17 a 21/09 – Virada Sustentável SP (15ª edição) – Organização: Instituto Virada Sustentável & Prefeitura | São Paulo/SP | Festival urbano com debates, arte e educação ambiental conectando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agenda climática. Mais informações.
- 22/09 – Lançamento: Estudo “Trajetórias de Descarbonização para o Brasil”– Organização: Instituto Escolhas | São Paulo/SP (com transmissão online) | Apresentação de pesquisa com caminhos e investimentos necessários para o Brasil alcançar a neutralidade climática, contribuindo com dados técnicos para as discussões da COP30. Mais informações.
- 22 a 26/09 – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) – 21ª Edição– Organização: Fundação Grupo Boticário | Florianópolis/SC | Fórum com foco no papel das áreas protegidas para as metas climáticas e financiamento da conservação. Mais informações
- 23 a 25/09 – Semana Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente – Organização: FRG & parceiros | Belém/PA | Debates estratégicos sobre energia limpa. Mais informações.
- 24 a 25/09 – Fórum Amazônia Sustentável – Organização: FRG Mídias & Eventos | Belém/PA | Diálogo multissetorial sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia. Mais informações.
- 01/10 – Estratégias Empresariais para a Amazônia e o Clima– Organização: CEBDS | São Paulo/SP | Reunião de grandes empresas para discutir compromissos do setor privado com a economia de baixo carbono e a valorização da floresta. Mais informações.
- 07 e 08/10 – South Summit Brazil Amazônia – Climate & Bioeconomy – Organização: South Summit | Belém/PA | Edição focada em startups e investimento climático. Mais informações
- 07 e 08/10 – Fórum Varanda da Amazônia (III) – Organização: Varanda da Amazônia | Belém/PA | Encontros sobre cultura, território e sustentabilidade na rota da COP30. Mais informações.
- 14 a 17/10 – XI Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) – Organização: SBQ/UFAM/UEA/INPA | Manaus/AM | Pesquisa e tecnologia em química ambiental aplicadas a desafios climáticos amazônicos. Mais informações.
- 15 a 17/10 – Fórum Brasil África: Cooperação para Descarbonização e Energia– Organização: Instituto Brasil África (IBRAF) | Rio de Janeiro/RJ | Discussão sobre cooperação Sul-Sul em transição energética, financiamento climático e bioeconomia, conectando líderes brasileiros e africanos para a COP30. Mais informações.
- 28 a 30/10 – Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia– Organização: Concertação para a Amazônia | Belém/PA | Encontro que reúne investidores, empreendedores e lideranças para fomentar negócios e financiamentos que valorizem a floresta em pé, diretamente alinhado à agenda de bioeconomia da COP30. Mais informações.
- 28 a 30/10 – Simpósio de Pesquisa e Inovação em Mudanças Climáticas– Organização: FAPESP | São Paulo/SP | Evento científico para apresentar resultados de pesquisas sobre mitigação e adaptação, fornecendo evidências para os debates da COP30. Mais informações.
- 30 e 31/10 – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (3ª edição) – Organização: IBRAM | Salvador/BA | Mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático na rota da COP30. Mais informações. Inscrições.
- 04/11 – Diálogos Talanoa Brasil 2025– Organização: Instituto Talanoa | Rio de Janeiro/RJ (com transmissão online) | Sessão de diálogo multissetorial para avaliar a ambição da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira e produzir uma contribuição para a conferência de Belém. Mais informações.
Divulgação IBRAM
Comentários