Caged agosto: Minas Gerais apresenta desempenho moderado na geração de empregos formais

Estado gerou 1.214 vagas formais no mês; MPEs foram responsáveis por 69% dos postos criados em 2025
O mercado de trabalho formal em Minas Gerais manteve resultado positivo em agosto de 2025, mesmo diante de um cenário de desaceleração. O estado criou 1.214 novas vagas com carteira assinada, resultado do equilíbrio entre 233.144 admissões e 231.930 desligamentos, segundo levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar de uma queda de 66,3% em relação ao mês anterior, Minas permanece entre os estados que mais geraram empregos no acumulado do ano, com 152.968 novos postos de trabalho de janeiro a agosto, ficando atrás apenas de São Paulo.
As micro e pequenas empresas (MPEs) continuam sendo o principal motor da geração de empregos em Minas. Em agosto, foram criadas 677 vagas, o equivalente a 55,5% do saldo total. No acumulado do ano, 69% dos novos postos formais foram gerados por MPEs (105,5 mil empregos no total). O desempenho reforça a importância desses negócios para a sustentação do mercado de trabalho, mesmo em períodos de desaceleração. Contudo, em relação à 2024, o número representa uma queda de 18,4%, refletindo os efeitos dos juros altos e da desaceleração econômica nacional sobre o ritmo de contratações.
O saldo positivo mineiro foi sustentado principalmente pelos setores de Serviços (+6.930 vagas), Comércio (+3.373) e Indústria de Transformação (+1.470), que compensaram as perdas sazonais registradas na Agropecuária (-9.790), impactada pelo encerramento do ciclo de colheita do café. Entre as atividades econômicas específicas, destacam-se o Comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de alimentos (+1.132) e o Atendimento hospitalar (+841).
Entre os trabalhadores admitidos pelas MPEs, os jovens de 18 a 24 anos representaram 28,6% das contratações, e 66,6% possuíam ensino médio completo. O salário médio de admissão ficou em R$ 2.025,88, levemente abaixo do valor médio de desligamento (R$ 2.038,78).
Cenário econômico e perspectivas
A desaceleração observada em agosto reflete um movimento pontual de ajuste no mercado, especialmente na Agropecuária. Mesmo com o resultado do mês, Minas segue com saldo positivo no acumulado de 2025 e deve encerrar o ano entre os estados com melhor desempenho em geração de empregos.
“Mesmo em um contexto de juros elevados, Minas Gerais tem mostrado resiliência. O dinamismo das micro e pequenas empresas, aliado à força dos setores de comércio e serviços, garante vitalidade à economia e impulsiona o desenvolvimento regional. A expectativa para os próximos meses é de recuperação gradual do emprego no campo, avanço das contratações temporárias no comércio e nos serviços devido às festas de fim de ano, e manutenção do saldo positivo no estado, embora em ritmo mais moderado”, avalia o analista do Sebrae Minas Marcílio Duarte.
Sobre o Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), instituído pela Lei nº 4.923, de 23 de dezembro de 1965, foi criado como instrumento de acompanhamento e fiscalização mensal das admissões e dispensas de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A partir de 1986 passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.
O cadastro constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do CAGED foi substituído gradativamente pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Atualmente, todas as empresas estão obrigadas a declarar as movimentações por meio do eSocial.
Sobre Inteligência Sebrae
O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios. O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários