Artesãs do Grande Sertão participam de mutirão de intercâmbio

 Artesãs do Grande Sertão participam de mutirão de intercâmbio

Projeto promove encontros de integração entre os grupos produtivos de artesanato nos municípios de Bonfinópolis, Chapada Gaúcha e Riachinho

As atividades de fortalecimento e valorização do trabalho das artesãs do Urucuia Grande Sertão Veredas continuam no Noroeste do estado. Desta vez, o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras de Arinos, Riachinho, Uruana de Minas e Chapada Gaúcha, e o projeto Central Veredas, promovem, de 7 a 10 de agosto, mutirões de integração dos núcleos produtivos.

A ideia é proporcionar o intercâmbio de experiências entre as artesãs da região. A etapa de mutirão faz parte do Projeto Artesanato Grande Sertão, que visa promover o desenvolvimento do território por meio de uma estratégia de identidade e origem, gerando diferenciação e valorização a partir de um propósito único e de forma sustentável.

As atividades vão levar as artesãs de uma comunidade para conhecerem os saberes e vivenciarem a cultura de outro lugar. Com isso, pretendemos reativar alguns grupos que estão adormecidos, trabalhar a autoestima das artesãs, reviver as cantigas e trocar ideias, propiciando uma experiência de integração entre as participantes, explica a analista do Sebrae Minas Daniele Moreira.

O mutirão começa na próxima segunda-feira (7/8), com as fiandeiras e tingideiras da comunidade do Saco da Roça, em Bonfinópolis, recebendo grupos das cidades de Uruana de Minas e Unaí. No dia seguinte, as artesãs de Urucuia vão conhecer o trabalho feito com o buriti no distrito de Serra das Araras, em Chapada Gaúcha. Na quarta-feira (9/8), bordadeiras de Arinos e Bonfinópolis também visitam a Serra das Araras. No encerramento (10/8), as tecelãs de Natalândia terão um momento com as artesãs de Riachinho.

Programação:

Dia 07/08 às 09h – Mutirão das Fiandeiras, Tingideiras e Foliões

Local: Comunidade do Saco da Roça | Município de Bonfinópolis

Dia 08/08 às 13h30 – Mutirão do Buriti

Local: Distrito de Serra das Araras | Chapada Gaúcha

Dia 09/08 às 09h30 – Mutirão das Bordadeiras

Local: Distrito de Serra das Araras | Chapada Gaúcha

Dia 10/08 às 09h00 – Mutirão das Tecelãs

Local: Associação | Riachinho

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados