AgroParacatu terá feira de negócios, seminário e palestras

Com entrada gratuita, primeira edição da feira visa impulsionar o agronegócio do noroeste mineiro e debater o futuro do setor. Evento acontece de 7 a 9 de outubro

Para envolver os segmentos do agronegócio da região noroeste de Minas Gerais, será realizada gratuitamente, entre 7 e 9 de outubro, a primeira edição da AgroParacatu, no estacionamento do Centro Administrativo de Paracatu (rua Da Contagem, 2.045, Paracatuzinho). A Feira Agropecuária contará com rodadas de negócios, seminário, palestras, fazenda digital e a presença de grandes nomes do agronegócio brasileiro. As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla.

A AgroParacatu será promovida pela Prefeitura Municipal e pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor), com o apoio do Sebrae Minas. “A ideia é reunir produtores, empresários rurais, empresas de diversos segmentos do agronegócio, instituições e cooperativas de produção e de crédito para debater e apontar caminhos para o futuro do setor”, explica a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Leonardo Pereira Costa, o encontro é uma oportunidade de aliar sustentabilidade e crescimento. “O noroeste de Minas é o coração da produção agropecuária brasileira, e conseguir atender o pequeno, o médio e o grande produtor é o maior desafio para o desenvolvimento local”.

Para a presidente da Irriganor, Rowena Petroll, o evento proporcionará conhecimento técnico e novas oportunidades de negócios para os produtores. “A Irriganor vem trabalhando para uma maior representatividade dos produtores irrigantes na região. A realização da feira será um momento de valorização da cadeia do agro como um todo.”

Além da rodada de negócios, a programação terá também cursos do Senar e da Emater, Seminário Técnico Futuro do Agronegócio, Feira de Produtos da Agricultura Familiar, Leilão Agrounidas e Praça de Alimentação da Agricultura Familiar. No dia 9, o evento será realizado no Parque de Exposições da Coopervap (Rua Cristiano Costa Bezerra, s/n –  Alvorada).

Programação:

Dia 07/10 – Quinta-feira

Local: Centro Administrativo de Paracatu

8h – Abertura Oficial da Feira

9h – Homenagem aos Pioneiros

10h – Celebração de 55 anos EMATER em Paracatu

16h – Mulheres do Agronegócio – Medição: Fabiana Vilela e Cases de Sucesso de Mulheres no AGRO.

17h – Palestra Tendências do Agronegócio Mundial e Brasileiro em Tempos de Pandemia com foco em Grãos e Carnes. – Vlamir Brandalizze

18h – Gestão de Água em Áreas de Conflito – Marcelo Fonseca – Diretor Geral do  IGAM   (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Dia 08/10 – Sexta-feira

Local: Centro Administrativo de Paracatu

8h30 ÀS 11h30 – Seminário Piscicultura

16h – A História da Irrigação no Brasil e seu Futuro – Bernhard KIEP

17h – Palestra Gestão de Recursos Hídricos e Sua Importância para Produção Sustentável de Alimentos – Lineu Rodrigues – EMBRAPA Cerrados

18h – Observações Meteorológicas tempo, clima, variabilidade e mudança climática – Lizandro Gemiacki – Coordenador · Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Dia 09/10 – Sábado

Local: Parque de Exposições da Coopervap.

9h às 10h – Palestra “A mulher no Campo no Século XXI” com Mariane Crespoline, Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura

10h às 12h – revisão dos animais/lotes a serem leiloados

13h – 1º Leilão AgroUnidas. O Leilão terá duas etapas: começará com os lotes beneficentes (animais, obras de arte, roupas, etc) em prol do mutirão de saúde da mulher (exames de câncer de mama/útero) e depois continuará com leilão de gado de corte destas pecuaristas da região.

SERVIÇO:

Agroparacatu – 1ª Feira Agropecuária de Paracatu

Data: 7, 8 e 9 de outubro 2021

Local: Centro Administrativo de Paracatu (Rua da Contagem, 2.045 – Paracatuzinho)

Inscrição: https://www.sympla.com.br/agroparacatu—1-feira-agropecuaria-de-paracatu__1349265

Informações IRRIGANOR: (38) 3676-7907

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados