Abertura da 2ª edição da AgroParacatu

 Abertura da 2ª edição da AgroParacatu

Evento, realizado em Paracatu (MG), teve presença do vice-governador; a previsão é de recorde de público e vendas

Começou hoje, quinta-feira (30/06) e segue até sábado (02.06), em Paracatu, a segunda edição da AgroParacatu,a maior feira agronegócios do noroeste, realizada pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR), com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu e do Sebrae.

Objetivo

Este evento tem como objetivo envolver segmentos do agronegócio de Paracatu e Região, o evento conta com uma feira de negócios, seminário, palestras, e apresenta uma série de inovações para o setor.

Com pilares baseados na pecuária, agricultura comercial e agricultura familiar, esta segunda edição da AgroParacatu  estima que mais de 30 mil pessoas passem pelo local.

A abertura contou com palestra importante com o palestrante Diretor Técnico do Sebrae Minas o Senhor João Cruz  sobre contextualizar as tendências para o agronegócio.

Fizeram parte da mesa o Prefeito Igor Santos, vice-prefeito Gabriel Ferrão, presidente da Irriganor Senhora Rowena Petrol, vice-governador Senhor Paulo Brant, presidente da Câmara Municipal o vereador Manoel Alves, o Deputado Estadual Doogarl Andrada, Diretor Técnico do Sebrae Minas o Senhor João Cruz, Secretário Municipal de Agropecuária o senhor Leonardo Pereira Costa, Deputado Federal Zé Vitor, Deputado estadual, Inácio Franco, Diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), o Senhor Geraldo Magela, vereadora Senhora Marli Ribeiro e a Ex Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Senhora Ana Valentini.

A presidente da Irriganor Senhora Rowena Petrol fez a abertura bastante emocionada, agradecendo o apoio da Prefeitura Municipal e do Sebrae. “A todos os associados que contribuíram mensalmente para a realização da primeira feira, aos expositores que abraçaram o projeto e com boas parcerias foi realizada a 1ª edição da AgroParacatu. A expectativa para a segunda Agro é bem maior, porque já nos consolidamos e já nos mostramos que somos a maior feira do agro aqui no noroeste de Minas.

Hoje a Irriganor conta com 534 produtores rurais que valida o nosso trabalho, sem esse trabalho em equipe esta feira não iria acontecer. Lembrando que uma feira, ela não só trás visibilidade para o município, ela trás comunicação com elos produtivos com o produtor rural, este ano temos uma parte da feira totalmente dedicada ao produtor, porque os grandes caminham com pernas próprias, mas o pequeno produtor ainda precisa de muito apoio com incentivo e tecnologia para que ele possa sair de uma situação de pobreza, que muitos pequenos produtores aqui da nossa região ainda se encontram e a nossa feira trará esta oportunidade também para esses pequenos produtores.” encerrou a presidente da Irriganor

O Secretário Municipal de Agricultura Leonardo Pereira fala sobre a importância do momento para Paracatu. Agradeceu a todos os presentes pelas conquistas para Paracatu através dos deputados, vereadores, lembrando que juntamente com a vereadora Marli Ribeiro entregou importantes maquinários aos produtores da região.

Prefeito Igor Santos falou com muito entusiasmo sobre esta conquista do agronegócio para a região.

“Irriganor é orgulho pra gente, uma associação que hoje é referencia no Brasil todo e esta feira é um símbolo desse trabalho. E o Sebrae costumo dizer sempre que nós somos melhores amigos. Paracatu é a cidade que mais tem projetos em parceria com o Sebrae. Nós acreditamos muito na força que o Sebrae tem  e desde a transição tem dado muito certo,

Dona Rowena, quero muito agradecer a senhora e toda a organização, a senhora e a uma das pessoas que mais impacta a vida das pessoas em nossa cidade, digo isso com muita felicidade e muito orgulho quando

o Léo fala que durante a campanha as pessoas falavam que o Igor não entendia nada e que não seria bom para o agro e realmente eu não entendia mesmo me lembro que era  junho de 2020 e procurei dona Rowena e pedi ajuda, me ensina tive uma ótima professora então fiquei muito feliz de estar aqui aprendendo.”

O prefeito ainda ressaltou sobre as várias obras que estão sendo realizadas, a importância do funcionamento da UTI Neonatal, da obra da estrada do Entre Ribeiros que começa na semana que vem, verbas que está recebendo neste ano de 2022,  maior que a dos anos de 2019 e 2021. Agradeceu ao apoio dos deputados, do governador através do vice Paulo Brant e a todos os servidores envolvidos no evento.

“Grande problema do Brasil hoje, eu sempre gosto de dizer que não é culpa de nenhum governo, e de nenhum partido não, é uma incapacidade nossa enquanto sociedade de criar convergências, enquanto a gente não conseguir criar convergência, o Brasil vai ficar marcando passo no desenvolvimento né, e o sucesso de Paracatu tem tudo a ver com isso, governança que envolve relacionamento do governo no caso do governo Municipal com a Câmara, com poder legislativo né, com as instituições como o SEBRAE, com a população com a sociedade, isso é governança, que é uma coisa difícil até de definir a gente consegue perceber a importância dessa dimensão da gestão pública e mesmo gestão privada.” Trecho da fala do Paulo Brant

O vice-governador cumprimentou os presentes, a presidente da Irriganor Rowena e todos os produtores, falou do gigante Alysson Paulinelli, um gênio da agricultura, de sua importância e competência para o Brasil, o guerreiro Emiliano Pereira que conseguiu equacionar junto com todos os produtores, as instituições em uma época difícil, a importância do Sebrae um grande exemplo e de muita importância para o microempreendedor e parabenizou o prefeito  e toda a equipe envolvida neste grande evento.

Homenagens

Primeiro homenageado: Senhor Emiliano Botelho presidente da Campo  recebeu a homenagem da organização da AgroParacatu.

O Secretário Leonardo entregou ao homenageado uma cesta de quitandas de Paracatu.

Segundo homenageado: Senhor Alysson Paulinelle que por motivos de saúde não pode estar presente!

Foi feito um vídeo de sua trajetória de vida profissional.

Prefeitura na Feira

A Prefeitura Municipal de Paracatu valoriza o Agronegócio do Noroeste Mineiro, que impulsiona a economia e o desenvolvimento local. Por se tratar de evento de enorme relevância para o agronegócio, a partir de hoje e pela primeira vez na história o gabinete do prefeito e secretaria de agropecuária serão transferidos para as dependências da 2ª feira agropecuária de Paracatu.

O prefeito municipal de Paracatu, Igor Pereira dos Santos, assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal que garante repasse de 74.350.000,00 milhões (setenta e quatro milhões, trezentos e cinquenta mil reais) ao município de Paracatu.

Corte da fita simboliza a abertura do AgroParacatu

Fotos:

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados