Projeto IndustriAgro encerra ciclo e abre novas inscrições para produtores rurais do Noroeste de Minas
Iniciativa do Sebrae, em parceria com o Senai, está com 45 novas vagas disponibilizadas para os municípios de Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor
Está aberto o novo ciclo de consultorias do projeto IndustriAgro para a região Noroeste do estado. A iniciativa busca aumentar a produtividade agrícola a partir da modernização dos processos de manutenção e do uso de equipamentos rurais. Promovida pelo Sebrae, em parceria com o Senai, a ação atenderá produtores de grãos dos municípios de Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor. São 45 novas vagas e as inscrições podem ser feitas neste link.
O projeto oferece consultorias especializadas, capacitações tecnológicas e auditorias de manutenção que permitem diagnosticar falhas, reduzir custos e otimizar o trabalho dentro das propriedades rurais. A ideia é melhorar a eficiência operacional das fazendas por meio da redução de desperdício, controle de estoque, gestão e melhoria do processo de manutenção, e modernização do uso de maquinários, desde sistemas de irrigação até tratores e colheitadeiras.
A analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende explica que o IndustriAgro cria um ambiente propício para a inovação no campo e impacta diretamente na gestão eficiente do negócio. “A capacitação e o uso de tecnologias avançadas resultam em melhores condições de trabalho e maior produtividade, refletindo-se em ganhos econômicos e sociais para toda a comunidade”, destaca.
Para a gerente das unidades Senai de Paracatu e Vazante, Sabrina Rodrigues de Carvalho, a iniciativa, apesar de recente, está impactando toda a região. “O IndustriAgro é um projeto que traz conceitos e metodologias aplicadas à indústria, ajustadas e alinhadas com a realidade do produtor rural. O Senai se sente privilegiado por estar inserido nas principais atividades econômicas da região”, afirma.
1º ciclo atendeu 30 produtores
O primeiro ciclo do IndustriAgro, na região Noroeste, foi realizado ao longo do segundo semestre de 2025. O projeto atendeu 30 produtores das cidades de Paracatu, Unaí e Lagoa Grande, e atuou junto às associações rurais de produtores da agricultura familiar, em parceria com as prefeituras de Paracatu e Vazante.
Na avaliação da gestora administrativa e financeira de uma propriedade rural de Paracatu, Marília Censoni, a aplicação da metodologia na fazenda está rendendo bons resultados. “É um programa bem prático. Conseguimos melhorar o desempenho dos funcionários, organizar os barracões, deixando a fazenda mais limpa e mais bem estruturada. Estamos muito satisfeitos com o que foi feito até agora”, afirma.
SERVIÇO:
Projeto IndustriAgro
Cidades: Paracatu, Lagoa Grande e Guarda Mor
Período: 1º semestre de 2026
Número de vagas: 45
Inscrições: https://forms.gle/ijYP9chSS1b9oGLu9
Valor: 70% subsidiado pelo Sebrae
—
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba


Comentários