Comunidade escolar rejeita transferência do Estadual Central para União

 Comunidade escolar rejeita transferência do Estadual Central para União

Imóveis da instituição de ensino constam em proposta do Governo do Estado, em tramitação na ALMG, para abatimento de parte da dívida de Minas.

Estudantes, professores, auxiliares de serviço e diretores rechaçaram, na tarde desta segunda-feira (3/11/25), proposta do Governo do Estado que inclui os imóveis da Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central, em Belo Horizonte, na lista dos passíveis de transferência para a União como forma de abater parte da dívida de Minas.

Eles manifestaram discordância com a iniciativa durante visita técnica da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à escola. A comunidade escolar lotou o auditório da instituição de ensino. A proposta consta no PL 3.733/25, que aguarda parecer da Comissão de Administração Pública, em 1º turno. Ele integra pacote de medidas do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). A discussão e apreciação da matéria está na pauta de reunião da comissão desta terça (4), às 10 horas, no Plenarinho I.

Considerada a primeira escola pública do Estado, a instituição foi criada em 1854 em Ouro Preto, então capital de Minas, com o nome de Liceu Mineiro. Com a transferência da capital para Belo Horizonte, a escola também foi transferida em 1898. Desde 1956, a instituição funciona no Bairro de Lourdes, área nobre da Capital mineira, em dependências projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do então governador Juscelino Kubitschek, ex-aluno do colégio.

Para o vice-diretor do Estadual Central, Felipe dos Santos, a situação é inacreditável. “Atacar a primeira escola pública do Estado é simbólico. Dessa forma, se ataca a educação com um todo”, afirmou. O vice-diretor já foi professor da escola e também aluno. De acordo com ele, a instituição tem grande importância na sua vida.

Leia a matéria na íntegra

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados