O papel transformador da educação empreendedora na formação de educadores

Em um país tão diverso e com desafios complexos como o Brasil, falar de educação empreendedora é falar de transformação — de trajetórias pessoais, de territórios e de realidades sociais. Muito além de ensinar a abrir um negócio, ela é uma ferramenta poderosa para desenvolver atitudes, habilidades e valores que formam cidadãos mais autônomos, criativos e protagonistas de suas próprias histórias.
No entanto, o impacto da educação empreendedora não se limita aos estudantes. Ela começa com o educador. É o professor quem tem o papel de inspirar, provocar e despertar o potencial de cada aluno. Por isso, investir na formação empreendedora dos educadores é fundamental para que a transformação alcance, de fato, as salas de aula e reverbere nas comunidades.
Quando o educador é estimulado a pensar de forma inovadora, a testar novas metodologias e a enxergar o erro como parte do processo de aprendizagem, ele se torna um agente de mudança. De transmissor de conhecimento, passa a ser facilitador de experiências, promovendo o protagonismo estudantil e um ambiente de aprendizagem mais colaborativo. Essa mudança de mentalidade é o principal pilar da educação empreendedora.
Desenvolver competências empreendedoras como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe torna o educador mais preparado para enfrentar os desafios da educação do século XXI. E quando ele leva essa postura para o cotidiano escolar, cria-se um ecossistema fértil para a inovação — um espaço onde os estudantes têm liberdade e autonomia para criar e realizar.
No Sebrae Minas, acreditamos profundamente nesse propósito. Há décadas, investimos na formação de educadores por meio de iniciativas que disseminam a cultura empreendedora nas instituições de ensino. Com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), capacitamos educadores para disseminarem a metodologia nas salas de aula e levarem conteúdos de empreendedorismo para os diferentes níveis de educação, da básica à superior. Apenas em 2024, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado.
Outro destaque é o programa ALI Educação Empreendedora, que tem impulsionado a cultura da inovação dentro das escolas. Por meio do trabalho de um Agente Local de Inovação, os educadores recebem apoio para diagnosticar desafios, desenvolver soluções e criar projetos junto aos estudantes, que transformem não apenas o ambiente escolar, mas também a comunidade em que estão inseridos. Em 2025, educadores de 485 instituições de ensino já foram impactados pela iniciativa.
Essas e outras iniciativas reforçam o propósito do Sebrae em disseminar a cultura empreendedora e capacitar educadores e estudantes para enfrentarem os desafios de um mundo em constante transformação. Um compromisso que vai além da capacitação técnica: trata-se de fomentar uma mudança cultural, que coloca a criatividade, a iniciativa e o protagonismo no centro do processo educativo. Formar educadores com mentalidade empreendedora é apostar em um futuro em que as escolas serão espaços vivos de inovação, cooperação e impacto social.
Fabiana Pinho – Gerente de Educação Empreendedora no Sebrae Minas
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