Sempre Um Papo Paracatu recebe Mariana Lelis, Camila Tokutsune e Rose Bispo

 Sempre Um Papo Paracatu recebe Mariana Lelis, Camila Tokutsune e Rose Bispo
“O sentido dos Muros Invisíveis”: este é o tema que vai nortear a conversa do Sempre Um Papo Paracatu, entre Mariana Lelis, professora e autora do ensaio Muros Invisíveis: da sala de aula à praça pública; Camila Tokutsune, promotora de Justiça em Paracatu, à frente de ações ligadas à cidadania e igualdade; e Rose Bispo, quilombola, curadora do projeto Muros Invisíveis – Afroempreendedores e presidente do COMPIR. O evento acontece no dia 07 de outubro, terça-feira, às 19h, no Museu Histórico Municipal de Paracatu, localizado no Centro Histórico. A entrada é gratuita e o acesso por ordem de chegada.

O Sempre Um Papo Paracatu tem o patrocínio da Kinross via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Prefeitura de Paracatu e Plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais.

Nesta noite, os 42 afroempreendedores homenageados vão receber as suas fotografias que estão expostas na exposição e um livro, para o incentivo ao hábito da leitura. Vão também dar depoimentos sobre a experiência.

Mariana Lelis é professora universitária, ensaísta e pesquisadora, com produção voltada para literatura, direitos humanos e relações raciais. Seu texto Muros Invisíveis: da sala de aula à praça pública é uma reflexão sobre racismo estrutural, invisibilidade e a importância da cultura como ferramenta de transformação social.

Camila Tokutsune é promotora de Justiça da Comarca de Paracatu, atuando em causas que envolvem cidadania, direitos coletivos e fortalecimento das políticas públicas locais.

Rose Bispo é quilombola, capoeirista, percussionista da cultura afro-brasileira e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). É curadora da mostra Muros Invisíveis – Professores Negros (2024) e Muros Invisíveis – Afroempreendedores (2025), além de integrar a curadoria do Fliparacatu.

MUROS INVISÍVEIS – A Exposição

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, a Associação Cultural Sempre um Papo, a Plataforma Semente, o CAOMA –Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e a Prefeitura de Paracatu apresentam a exposição de fotografias da artista visual Luana Neiva e ciclo de debates virtuais “Muros Invisíveis – Afroempreendedores”, que foi inaugurada no dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h, na Praça da Igreja Matriz (Catedral Santo Antônio de Pádua, Rua Dr. Sérgio Ulhoa), em Paracatu, Minas Gerais.

Com curadoria de Rose Bispo e direção de arte assinada por Coniiin, a iniciativa dá continuidade à mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, realizada em 2024. Importante frisar o compromisso com a inclusão e acessibilidade: a Mostra conta com recursos de Libras e audiodescrição, acessíveis por meio de QR Codes afixados nos painéis, que direcionam para links no YouTube do “Sempre um Papo”.

Os afroempreededores enfocados são: Adelson Caetano Barbosa, Ana Gabriela Ribeiro Assis, Anderson de Souza Oliveira, Alcione Gonçalves Ferreira, Aline Rodrigues André, Andrea Maria Alencar Damasceno, Andréia Gonzaga Gustavo, Carlos Alberto Alves da Silva, César Gonçalves Santana, Daianne Ferreira Da Costa, Daniela Pereira da Gama, Darley Ferreira Gomes, Denise Pires dos Santos, Dorinaldo de Jesus Ramiro dos Santos, Ênia Lesliê Moreira Mendanha, Esdra Barbosa dos Reis, Flávio Alves Costa, Geralda Tavares Miranda Torres, Gilcineia Gomes Tavares, Jacira Gonçalves Braga Moreira, Jeremias Santos Oliveira, John Kleberson Ribeiro dos Santos, José Júlio Rodrigues de Sousa, José Maria Das Neves, Jussara Aparecida Rodrigues Ramos, Lívia Vilela Braga, Lucas Souza, Lucilene Duarte Gomes, Ludmila Moreira Mendanha, Marcelo Silva Ramos, Marcos Jose Oliveira Braga, Maria Duvirges Lemos Barbosa Tavares, Marilia Da Silva Pinheiro, Monalisa Maria Batista Franco, Rogério Pereira dos Santos, Ronaldo Ferreira Albernaz, Ronaldo Lopes da Silva, Rosemeire Moreira Gomes, Samuel Santos da Cunha, Sandra Alves Santana, Valéria Ferreira Gomes, Vanessa Marques Gomes Monteiro e Vânia Fonseca da Silva.

Serviço:

Sempre Um Papo Paracatu recebe Mariana Lelis, Camila Tokutsune e Rose Bispo
Dia 07 de outubro, terça-feira, às 19h
Local: Museu Histórico Municipal de Paracatu (Rua Joaquim da Silva Pereira, 398. Centro)
Informações: www.sempreumpapo.com.br

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados