Encontro do Ministério Público e Movimentos Sociais em Paracatu abre espaço para o diálogo democrático

 Encontro do Ministério Público e Movimentos Sociais em Paracatu abre espaço para o diálogo democrático

Escuta, transparência e participação cidadã marcam o compromisso com os direitos fundamentais no Noroeste de Minas

Na tarde de 26 de setembro, Paracatu se tornou palco de um encontro raro e necessário: o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), reuniram-se com movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada de dez municípios do Noroeste mineiro.

Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Coromandel, João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Unaí e Vazante estiveram representados na sede da Prefeitura Municipal, onde a proposta foi clara: aproximar vozes e corações em um exercício de cidadania ativa.

Mais do que apresentar os serviços e formas de atuação do Ministério Público, o encontro buscou abrir espaço para a escuta. Grande parte da programação foi dedicada às falas dos movimentos sociais, na tentativa de traduzir em ações concretas as demandas que brotam do dia a dia da população.

Foi um chamado ao diálogo franco, aberto e transparente, um gesto que reafirma que a democracia não se faz apenas nas leis, mas, sobretudo no encontro entre instituições e pessoas. Cada palavra registrada foi também um lembrete de que os direitos fundamentais não são abstrações: é pão, terra, saúde, voz, dignidade.

O encontro também se abriu à arte e à cultura, com a apresentação da Carretagem e do Show de Hip Hop, que trouxeram energia e sensibilidade, iluminando ainda mais a proposta de escuta e participação.

Em tempos de incertezas, a reunião deixou uma mensagem que ecoa além das paredes da Prefeitura de Paracatu: quando a sociedade civil é ouvida, a justiça se aproxima de sua verdadeira vocação, a de ser guardiã da vida em sua pluralidade e dignidade.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados