Paracatu é destaque na educação nacional graças ao “Projeto Estudantes em Movimento”.

O município de Paracatu conquistou reconhecimento nacional ao ser selecionado entre os finalistas do projeto “Estudantes em Movimento”, que promove o protagonismo juvenil e a participação cidadã por meio de auditorias cívicas nas escolas públicas. A Escola Municipal Altina de Paula Souza foi uma das oito instituições municipais em todo o país a concorrer. A premiação confirmou o comprometimento dos alunos com a melhoria da gestão escolar e o exercício da cidadania.
*Estudantes no centro da transformação*
No escopo do projeto constava a participação efetiva dos alunos na identificação de problemas reais em suas escolas, em um processo de investigação conduzida com metodologia que incluía a coleta de dados na escuta da comunidade escolar, a análise das informações coletadas e a proposição de soluções concretas, como: campanhas educativas, pequenas reformas e mais canais de diálogo com a gestão.
Um exemplo emblemático foi o caso da Escola Altina de Paula Souza, onde os próprios alunos identificaram que parte dos danos aos banheiros era causada pelo mau uso. Foi sugerido, a partir daí, um conjunto de ações visando à conscientização sobre o uso adequado dos espaços coletivos, o que requer maturidade, senso de responsabilidade e compromisso com o bem comum.
*Apoio das escolas e da comunidade*
Ao todo, 320 estudantes do 5º ao 9º ano, de oito escolas municipais da cidade, participaram da iniciativa. Professores, gestores e famílias também tiveram papel fundamental no processo, atuando como facilitadores e incentivadores do protagonismo estudantil.
A ação contou com o engajamento das seguintes escolas:
- Escola Municipal Altina de Paula Souza
- Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles
- Escola Municipal Bernardino de Faria Pereira
- Escola Municipal Coraci Meireles Oliveira
- Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos
- Escola Municipal José Palma
- Escola Municipal Professor Ada Santana Ribeiro
- Escola Cívico-Militar ECIM Paracatu (CAIC)
Gestão pública que aposta na juventude
Um dos grandes diferenciais da experiência em Paracatu foi o apoio direto da gestão municipal ao projeto. O prefeito Igor Santos e o vice Pedro Adjuto foram apontados como peças-chave para o sucesso da iniciativa. Desde o início, eles deram pleno respaldo à Controladoria Geral do Município e à Secretaria de Educação e Tecnologia para que o projeto fosse implementado com liberdade, inovação e alcance real nas escolas.
O prefeito Igor Santos tem demonstrado, na prática, que acredita na juventude e no poder da educação como ferramenta de transformação social. Ele confiou na proposta e não mediu esforços para que as ações fossem colocadas em prática, garantindo estrutura, apoio institucional e liberdade para inovar”, afirmou a Controladora Geral do Município, Elisângela Mesquita”.
Além de garantir apoio político e técnico, o prefeito tem se destacado por defender uma gestão baseada na transparência, participação social e valorização da educação pública.
“Ver nossos estudantes alcançando reconhecimento nacional é motivo de orgulho para toda a cidade. Eles mostraram que são capazes de pensar criticamente, propor soluções e fazer a diferença em suas comunidades. Apostar neles é apostar no futuro de Paracatu e do Brasil”, declarou Igor Santos, em nota.
Orgulho e reconhecimento
Para os estudantes, a conquista da pontuação máxima foi uma grande vitória. Mais do que um prêmio, o reconhecimento nacional reforça que a voz dos jovens importa e que eles têm papel ativo na construção de escolas melhores e de uma sociedade mais justa.
“Estar entre os finalistas foi um marco histórico para Paracatu. Somos pioneiros na região nesse tipo de iniciativa, e esse resultado comprova que estamos investindo na direção certa: educação cidadã, controle social e protagonismo juvenil”, destacou a equipe da Controladoria.
O sucesso do projeto reforça o compromisso de Paracatu com a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos, uma nova geração que se prepara para liderar com responsabilidade e ética.
fonte:https://www.paracatu.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/3465/estudantes-da-rede-municipal-colocam-paracatu-entre-os-finalistas-de-projeto-nacional-de-cidadania
Comentários