3.º Fliparacatu recebe Miriam Leitão, Andrea del Fuego, Jamil Chade e programação diversa nesta sexta-feira (29)

o 3.º Fliparacatu realiza nesta sexta-feira, 29 de agosto, um dia intenso de programação literária, incluindo debates com grandes nomes da literatura e do jornalismo, como Miriam Leitão, Andrea del Fuego e Jamil Chade, além de oficinas, apresentações teatrais e atividades para crianças e jovens. O cronograma começa cedo e segue até a noite, oferecendo opções para todas as idades.
As atividades se iniciam às 8h30 com a programação infantojuvenil, no Teatro Afonso Arinos, com Alessandra Roscoe e Estevão Ribeiro conversando com crianças de até 10 anos. Enquanto nas Estações Literárias acontecem as oficinas “Livros em movimento: gerando leitores”, voltadas para crianças entre 5 e 12 anos, repetidas também às 9h30, 14h e 15h. Ainda pela manhã, às 9h, a programação regional abre os trabalhos na Academia de Letras do Noroeste de Minas com uma mesa sobre memória pessoal e história na escrita com Pillar B. Meireles, Raik e Tarzan Leão. Às 9h30, no Teatro Afonso Arinos, Madu Costa e Bianca Santana encontram-se com adolescentes entre 10 e 13 anos. Logo depois, às 10h, Telma Borges, Helen Ulhôa Pimentel e Daniela Prado falam sobre regionalismos, modernismos e invisibilidades na Academia, enquanto na Casa Kinross acontece a palestra cênico-literária Para abrir outras janelas, do ator Odilon Esteves, em que o público escolhe, em tempo real, os rumos da apresentação, que segue até às 12h.
À tarde, a programação infantojuvenil retoma às 14h, no Teatro Afonso Arinos, com o escritor Tino Freitas recebendo Cláudio Fraga, para lançamento do livro O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, de Cláudio Fraga. Eles conversam sobre o livro e a criação do projeto O tubarão Martelo, que conta com mais de 40 milhões de visualizações no Youtube. No mesmo horário, Anderson Valfré ministra a oficina Transvê Poesias na Estação Literária 1, voltada para participantes a partir de 10 anos. Às 15h, também na programação jovem, Igor Pires, idealizador do projeto Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente, conversa com adolescentes a partir de 14 anos.
Já a partir das 16h, a programação nacional/internacional começa no Teatro Afonso Arinos com Estevão Ribeiro, Ricardo Prado e Trudruá Dorrico falando sobre as descobertas da vida, enquanto, no mesmo horário, a programação regional retorna à Academia de Letras com Isaias Nery Ferreira, Ana Carolina Campos de Carvalho e Alessandra Machado Pereira Dias debatendo “As variações semânticas da palavra encruzilhada na Literatura”. Às 18h, duas mesas movimentam o festival: “Ilhas estranhas”, com Taiane Santi Martins, Airton Souza e Andrea del Fuego, e “Margem-mulher”, que reúne Myriam Scotti, Lilia Guerra e Miriam Leitão para discutir as diferentes formas de ser mulher. Logo em seguida, às 19h, Ana Cristina Braga Martes, Bianca Santana e Jamil Chade debatem fronteiras interseccionadas no contexto geopolítico e literário atual. Encerrando a sexta-feira, às 20h, Luciany Aparecida, Deivison Nkosi e Geni Núñez trazem a proposta de descolonizar o literário.
O 3.º Fliparacatu recomeça no dia seguinte, sexta-feira, a partir das 8h30. A programação adulta tem início às 17h. Confira a seguir a programação completa:
PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
10h: Palestra cênico-literária “Para abrir outras janelas”, com Odilon Esteves – Casa Kinross (Rua Rio Grande do Sul, 700)
16h: Descoberta da vida: Estevão Ribeiro, Ricardo Prado, Trudruá Dorrico – Teatro Afonso Arinos
17h: Palíndromos: do puro jogo ao engajamento, com Leo Cunha, Ricardo Cambraia e Almir Paraka – Academia de Letras do Noroeste de Minas
17h: Ilhas estranhas: Taiane Santi Martins, Airton Souza, Andrea del Fuego – Teatro Afonso Arinos
18h: Margem-mulher: Myriam Scotti, Lilia Guerra, Míriam Leitão – Teatro Afonso Arinos
19h: Fronteiras interseccionadas; Ana Cristina Braga Martes, Bianca Santana, Jamil Chade – Teatro Afonso Arinos
19h: Oficina de escrita com Zeca Camargo – Dia 1 – Casa Kinross
20h: Descolonizar o literário: Luciany Aparecida, Deivison Nkosi, Geni Núñez – Teatro Afonso Arinos
21h: Orquestra Ouro Preto convida Vanessa da Mata – Praça do Rosário
PROGRAMAÇÃO REGIONAL – Local: Academia de Letras do Noroeste de Minas
9h: A relação entre a memória pessoal e a construção da história na escrita, com Raik, Pillar B. Meireles e Tarzan Leão
10h: Regionalismos, modernismos e invisibilidades, com Helen Ulhôa Pimentel, Telma Borges e Daniela Prado
16h: As variações semânticas da palavra encruzilhada na Literatura, com Alessandra Machado Pereira Dias, Ana Carolina Campos de Carvalho e Isaias Nery Ferreira
PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL
8h30: Igor Pires (a partir de 14 anos) – Teatro Afonso Arinos
8h30: Rotary Kids: Livros em movimento, gerando leitores (5 a 12 anos) – Estações Literárias 1 e 2
9h30: Madu Costa convida Bianca Santana (adolescentes de 10 a 13 anos) – Teatro Afonso Arinos
9h30: Rotary Kids: Livros em movimento, gerando leitores (5 a 12 anos) – Estações Literárias 1 e 2
14h: Tino Freitas e Cláudio Fraga – O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
14h: Rotary Kids: Livros em movimento, gerando leitores (5 a 12 anos) – Estação Literária 2
14h: Oficina “Transvê Poesias” (a partir de 10 anos) – Estação Literária 1
15h: Alessandra Roscoe convida Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro (crianças até 10 anos) – Teatro Afonso Arinos
15h: Rotary Kids: Livros em movimento, gerando leitores (5 a 12 anos) – Estação Literária 2
16h: Leitura e Inclusão, com Míriam Leitão – Escola Estadual Doutor Sérgio Ulhoa
SESSÕES DE AUTÓGRAFOS:
11h: Paulo Mauá, Luis Violin e André Luiz.
15h: Carla Antloga, Mariana Escrivão, Ariana Lana, Janaina Bosa e Michella Cechinel.
16h: Gianluca Matthaus, Paulo Manoel Ramos Pereira, Glauber Vieira Ferreira, Reginaldo Gontijo, Neta Mello e Daise Aparecida Vilela Toste
17h: Estevão Ribeiro, Ricardo Prado, Trudruá Dorrico, Talita Karoll e Leticia Morais Bispo.
18h: Andréa del Fuego, Airton Souza, Taiane Santi Martins, Claudia Pinto Machado, Lellison Souza e Luiz Felipe Vitelli.
19h: Myriam Scotti, Míriam Leitão, Lilia Guerra, Wellington Andrade, Teresinha Viegas e Marina P. P Oliveira.
20h: Ana Cristina Braga Martes, Bianca Santana, Jamil Chade, Manoel Cipriano, Daniela Prado, Carla Brasil, Marcos Freitas, Eva Lorrane e Washington Vilas Boas.
21h: Luciany Aparecida, Deivison Nkosi e Geni Núñez
Sobre o Fliparacatu
O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.
Serviço:
3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br
Comentários