3.º Fliparacatu oferece oficinas especiais para o público infantojuvenil 

 3.º Fliparacatu oferece oficinas especiais para o público infantojuvenil 

A terceira edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu –, começa com uma programação infantojuvenil recheada de encantamento, experiências e descobertas. Ao longo dos dias 27, 28 e 29 de agosto, crianças e adolescentes de diferentes idades terão vivências que atravessam a literatura, as artes, a ancestralidade e o brincar como forma de expressão e pertencimento.

As atividades da programação infantojuvenil são abertas ao público, mas também são dedicadas a receber escolas,  que devem ser previamente agendadas (com exceção da programação do domingo, dia 31 de agosto). A produtora Nathiele Macedo é responsável por realizar os agendamentos das instituições que têm interesse em visitar o 3.º Fliparacatu, tanto das escolas da rede municipal (Secretaria de Educação) quanto das escolas que desejam participar por conta própria. O telefone para contato é o (34) 99957-4271.

Na quarta-feira, 27/8, as atividades têm início logo pela manhã. O Teatro Afonso Arinos se transforma em cenário de fantasia com a atividade Papelão: Onde Tudo Ganha Vida, apresentado por Junior Mattos para crianças de até 8 anos, com sessões às 8h30 e 9h30. 

Ao mesmo tempo, as Estações Literárias 1 e 2 se tornam espaços de criação com oficinas que estimulam o corpo e o fazer manual. Na Estação Literária 1, o Mestre Cacau conduz duas atividades: a Oficina de Capoeira Kids (8h30) e a Oficina de Maculelê (9h30), atividades de dança e corporalidade voltadas para participantes de 6 a 17 anos. Já na Estação 2, é a oficina Ancestralidade na Cerâmica: Mãos que Modelam (8h30) que proporciona diferentes oportunidades de aprendizado. Na ocasião, os participantes conhecerão a história e origem da cerâmica artesanal que é parte da ancestralidade cultural paracatuense. A atividade trabalha a percepção estética e contribui na construção de conhecimento na área e no domínio técnico dos participantes. Essa atividade é voltada para todas as idades e tem limite de 30 participantes.

Logo em seguida, às 9h30, a Oficina Cerrado Aplicado estimula o contato com o meio ambiente e o reconhecimento do bioma Cerrado, em uma proposta voltada para crianças a partir de 7 anos. A atividade trata a importância do Cerrado e suas sementes por meio de uma atividade criativa, na qual os estudantes colarão sementes em desenhos, aprendendo sobre a natureza enquanto desenvolvem a coordenação motora e a expressão artística.

À tarde, a programação continua com a Oficina Bolhas de Sabão (14h), de Junior Mattos, na Estação Literária 1, voltada para crianças de 8 a 11 anos. Simultaneamente, na Estação Literária 2, o Mestre Cacau conduz a Oficina de Jogos e Recreação, misturando brincadeiras e expressão corporal. Às 15h, ele retorna com uma nova edição da Oficina de Maculelê, enquanto, na Estação Literária 1, a oficina Cabaças: Angola Criativa estimula a criatividade, a valorização da cultura afro-brasileira e o uso de materiais naturais e sustentáveis por meio da criação artesanal de galinhas da Angola com cabacinhas e massa de biscuit.

Na quinta-feira, 28/8, o Festival segue, a partir das 8h30, na Estação Literária 1, com a Oficina Brinquedos de Papelão. Na ocasião, Junior Mattos recebe crianças de 5 a 8 anos para transformar materiais simples em objetos lúdicos, brincando com o poder da imaginação e da criatividade. Já na Estação Literária 2, o artista visual paraense Petchó Silveira recebe o público a partir de 10 anos em uma oficina que mistura traço, cor, identidade e ancestralidade afro-brasileira. 

Petchó é o artista responsável pela exposição Ocupação. Com curadoria de Luisa Borges, a mostra ficará aberta para visitação na Casa de Cultura de Paracatu durante os dias de realização do 3.º Fliparacatu. Ocupação apresenta um pouco das realidades das periferias brasileiras a partir da perspectiva de um artista negro da região Norte do País e será inaugurada às 17h do dia 27 de agosto, dia de estreia do Festival.

Às 9h30, a Estação Literária 1 se transforma em um espaço de cuidado e resistência com a Oficina de Tranças, voltada para participantes a partir de 12 anos. A atividade será ministrada por Esdra Reis, trancista com 30 anos de experiência com cabelos afros na cidade de Paracatu.

Durante a tarde, a oficina de tranças acontece novamente às 14h, no mesmo local. Paralelamente, na Estação Literária 2, o escritor e performer Anderson Valfré conduz a oficina Transvê Poesias, voltada para jovens a partir de 10 anos. A oficina é desenvolvida em grupo para formular ideias acerca de temas coletivamente abordados, dentre eles, a poesia. 

Na sexta-feira, 29, o Festival dedica sua programação infantojuvenil à leitura, à escuta e à imaginação ativa. Durante toda a manhã, das 8h30 às 10h30, as Estações Literárias 1 e 2 recebem o projeto Rotary Kids: Livros em Movimento, voltado para crianças de 5 a 12 anos. A proposta nasceu do coração das próprias crianças do Rotary Kids. Sensíveis à realidade de outras infâncias, elas perceberam a importância de compartilhar algo transformador: o acesso ao mundo mágico da leitura. Colocando em circulação os livros que já encantaram seus primeiros leitores, novas histórias chegam a novas mãos e mentes.

À tarde, às 14h, no Teatro Afonso Arinos do Fliparacatu, o criador do projeto infantil O Tubarão Martelo, Cláudio Fraga, e o escritor Tino Freitas conversam  sobre o livro O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Mar, em um papo recheado de música, aventura e conscientização ambiental.  Ainda à tarde, novas sessões do Rotary Kids acontecem às 14h e às 15h, novamente nas duas Estações Literárias, reforçando o prazer da leitura como uma prática viva e coletiva. Também à tarde, das 14h às 16h, a Estação Literária 1 recebe mais uma edição da oficina Transvê Poesias, com Anderson Valfré, que, mais uma vez, propõe aos jovens um mergulho na poesia por meio da performance, da escuta e da escrita afetiva.

Sobre o Fliparacatu

O 3.º Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Caixa, da Prefeitura de Paracatu, da Academia de Letras do Noroeste de Minas e parceria de mídia do Amado Mundo.

Serviço:

3.º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu
Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita
Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados