Comunidades vizinhas e Kinross fortalecem diálogo em encontro mensal

Controles ambientais foi o tema da conversa entre lideranças comunitárias, monitores ambientais e empresa durante o encontro de escuta e transparência
Aconteceu nesta quarta-feira (13/08), na Casa Kinross, mais uma edição da Reunião Mensal de Diálogo, iniciativa que já faz parte da rotina de relacionamento da empresa e reforça seu compromisso com a escuta ativa, a abertura e o respeito às comunidades vizinhas da operação em Paracatu.
O encontro reuniu representantes e monitores ambientais das comunidades da Lagoa de Santo Antônio, Cunha, Santa Rita, São Domingos, Bela Vista II, Alto da Colina e Santo Eduardo. Mais uma vez, o momento permitiu uma conversa direta sobre a operação, possibilitando esclarecimentos e interação com a gerência de Meio Ambiente.
Neste mês, o tema discutido foi Controles Ambientais, com foco na apresentação sobre as ações adotadas pela empresa para prevenir e mitigar os impactos operacionais, como poeira, ruído, vibração. Na ocasião, também foram evidenciados dados da qualidade do ar e passadas informações sobre os estudos e monitoramento de arsênio.
Ao longo do encontro, a equipe da Kinross destacou a importância de esclarecer diretamente suas ações com a comunidade e reforçou que, quando se trata das suas operações, a empresa está sempre aberta e disposta a apresentar os esclarecimentos e as informações com responsabilidade e base técnica.
“Nós acreditamos que nada substitui a conversa direta. Por isso, fazemos questão de ouvir e falar diretamente com a comunidade, mostrando o que fazemos, os estudos técnicos e nossos atuais esforços, para sanar dúvidas das pessoas. É assim, com diálogo e transparência, que a gente constrói confiança de verdade”, destacou Ítalo Alves, gerente de Meio Ambiente da Kinross.
“Eu achei esse momento importantíssimo para nós. Esclareceu muitas dúvidas”, contou Lílian Peçanha, presidente da Associação dos Moradores do Bela Vista II. “A gente ouve muita coisa. Então a presença do Ítalo hoje foi de extrema importância para a gente. Ele esclareceu esse ‘disse me disse’ que a gente acaba ouvindo, sendo que são coisas que não estão acontecendo. Acho que todo mundo saiu daqui bem esclarecido e bem mais tranquilo”, conclui Lílian.
As reuniões mensais com as comunidades integram um conjunto de iniciativas de relacionamento que a empresa desenvolve com seus vizinhos, voltadas ao fortalecimento da confiança, à valorização da escuta ativa e ao enfrentamento da desinformação com clareza, atenção e responsabilidade.
Além dos encontros periódicos, a Kinross mantém equipes presentes nas comunidades vizinhas para prestar informações e ouvir as demandas locais. A empresa também oferece canais de relacionamento 24 horas com a população para receber manifestações, sugestões e esclarecer dúvidas. O atendimento é feito pelo telefone 0800 038 1051 (inclusive via WhatsApp) e na seção “Fale Conosco” do site www.kinross.com.br.
Comentários