Espetáculo “As Latas Mágicas Mudando o Mundo” leva educação ambiental para crianças de Uberlândia

 Espetáculo “As Latas Mágicas Mudando o Mundo” leva educação ambiental para crianças de Uberlândia

Apresentações interativas incentivam a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente

O projeto “As Latas Mágicas Mudando o Mundo” chega em Uberlândia (MG) com uma proposta que une arte, educação ambiental e cidadania. Voltada ao público infantil, a iniciativa apresenta um espetáculo teatral lúdico e interativo, que convida as crianças a refletirem sobre temas como reciclagem, coleta seletiva e preservação do meio ambiente.

As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 12 e 22 de agosto, em escolas municipais e instituições da cidade (datas e locais abaixo). O projeto é destinado a estudantes com idades entre 6 e 12 anos.

Com uma linguagem acessível e divertida, o espetáculo mostra que atitudes simples do dia a dia, como separar corretamente o lixo, podem gerar impactos positivos e duradouros no planeta. Além de abordar conceitos fundamentais da sustentabilidade, a peça valoriza a mudança de hábitos e incentiva a formação de uma consciência ambiental desde cedo.

Durante a apresentação, as crianças participam ativamente, simulando a separação de resíduos recicláveis e desenvolvendo habilidades como cooperação, responsabilidade e respeito à natureza. A interação direta com o público é um dos diferenciais do projeto, que alia entretenimento e aprendizado em uma experiência marcante.

Com linguagem adaptada ao universo infantil e um cenário colorido e envolvente, o projeto também estimula o interesse das crianças pela arte, literatura e interpretação, promovendo uma formação completa e cidadã.

Lei de Incentivo à Cultura, “As Latas Mágicas Mudando o Mundo” tem a produção do “Troupe Trotte”, apoio do “Komedi Projetos” e “Webka”, gestão do Instituto BRF, patrocínio da empresa “BRF” e “Qualy”realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Este projeto nos conecta com a comunidade de uma forma muito especial, pois podemos levar principalmente para crianças e adolescentes informações relevantes sobre sustentabilidade e o cuidado com nosso planeta, práticas que fazem parte do nosso dia a dia, nas ações do Instituto BRF e na força da Qualy que está presente em tantas casas das famílias brasileiras”.

De acordo com Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing de Spreads da BRF, investir em iniciativas como “As Latas Mágicas Mudando o Mundo” é uma grande oportunidade de contribuir para tornar a educação ambiental cada vez mais acessível a crianças e jovens. “Qualy possui um forte compromisso com a sustentabilidade e um dos nossos propósitos como marca é mostrar que reciclar, reutilizar e reaproveitar são hábitos que todos podemos incluir em nossas rotinas. Bastam pequenas atitudes no nosso dia a dia para gerar grandes mudanças”, explica.

Desde 2021, Qualy recicla o equivalente a 100% dos seus potes de margarina vendidos por meio de uma parceria com a eureciclo. Ao todo, são mais de 27,7 mil toneladas de plástico recicladas. Além de evitar a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, a iniciativa também contribui para beneficiar 124 cooperativas e operadores de reciclagens de 21 estados brasileiros, gerando emprego e renda para mais de 11 mil pessoas. A marca também conta com a “Campanha de 4R’s – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas”, em que incentiva consumidores a aderirem práticas mais sustentáveis, como a reutilização de potes de margarina de formas criativas. Recentemente, Qualy lançou uma nova linha de embalagens colecionáveis, a Reflorescer, com o objetivo de torná-las ainda mais atrativas para o reuso.

O Instituto BRF é uma associação sem fins lucrativos, responsável por coordenar a gestão do investimento social da empresa BRF S.A, bem como cuidar de todas as atividades que promovam o avanço da responsabilidade social empresarial da BRF. Dessa forma, a BRF busca contribuir para que as comunidades onde está inserida tenham melhores condições de vida por meio doações promovidas e apoiadas pelo Instituto BRF.

O Instituto BRF compartilha experiências com pessoas das comunidades onde atua com objetivo de tornar suas vidas melhores, mais saudáveis e sustentáveis. Desde 2012 coordena os investimentos da BRF nas cidades onde estão as suas unidades produtivas, sedes administrativas, centros de distribuição e filiais de vendas e para isso, possui uma atuação alinhada com as suas frentes estratégicas de atuação em investimento social: Alimento que Transforma e Educação para o Futuro.

Sobre o Ministério da Cultura:

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço

“As Latas Mágicas Mudando o Mundo”

Local                                                      Endereço                                         Data e Horário

Ação Moradia R. Canoas, 181 – Morumbi 12/08 10h  e 14h
ONG Abc do Glória Elisson Prieto – São Jorge 13/08 10h e 14h
Centro de Formação Comunitário São Francisco De Assis R. Horácio Ribeiro de Almeida, 230      Shopping Park 14/08 10h e 14h
E.M Hilda Leão Carneiro  R. Gamela, 220 – Morumbi, 18/08 10h / 13h30 e 16h
E. M. Milton Magalhães Porto R. de Serviço A, 136 – Segismundo Pereira, 19/08 10h e 14h
EM Eugênio Pimentel Arantes R. do Moinho, 60 – Morumbi, 20/08 07h30 /13h30
EM Olhos D’Água BR-365, Km 14 – Fazenda, Olhos D’Água – MG 21/08 08h e 10h
EM Irmã Odélcia Leão Carneiro R. Serra Pacaraíma, 800 – São Jorge 22/08 15h45

Contato para pautas:

Andréia Marques –  imprensa@komedi.com.br – (11) 98128-028

Sophia Castro – sophia.castro@viracomunicacao.com.br – (19)99186-4616

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados