UFVJM é aprovada para implementar Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil nos Vales Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas em 2025

Inscrição de processo seletivo para formadores estaduais já está aberta; bolsa será no valor de R$ 3.300
No último dia 29 de maio de 2025, foi publicado no Diário Oficial da União as universidades aprovadas como parceiras do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) no âmbito da Criança Nacional Criança Alfabetizada; entre elas está a UFVJM. A universidade atuará, no ano de 2025, nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, responsabilizando-se pela coordenação e implementação da formação de 5.312 professoras de Educação Infantil, com a possibilidade de formação de 215 turmas de cursistas. O objetivo do Pro-LEEI é formar profissionais da educação infantil no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com foco na oralidade, leitura e escrita. E já estão abertas, até o próximo dia 9 de junho, as inscrições para o processo seletivo para formadores estaduais. Os aprovados no processo seletivo, selecionados para o preenchimento das vagas disponíveis, receberão 14 bolsas, no valor de R$ 3.300 cada, conforme consta no edital da seleção.
De acordo com a coordenação do projeto na UFVJM, a professora do curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM, Maria Amélia de Castro Cotta, a formação do Pro-LEEI ocorre em diferentes municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas Gerais, de forma presencial e mensal (encontros de oito horas). “O desenvolvimento do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil iniciará no mês de setembro de 2025 e se estenderá até 2026. A previsão de início é para setembro de 2025. Fiquem atentos aos editais e divulgações”, detalha a Amélia.
A professora destaca que ‘um dos elementos importantes nas ações formativas das professoras cursistas está no fato de que elas vão se tornando leitoras e produtoras de textos à medida que estudam e dialogam sobre a leitura e a escrita, a partir de reflexões sobre a língua. Esse aspecto privilegiado pelo LEEI traz a possibilidade de as participantes estabelecerem uma relação com a literatura que se estende à atuação docente, no contexto da educação infantil”.
Amélia conta que “durante as ações do LEEI que já foi executado pela UFVJM também no ano de 2024, as professoras passaram a contar histórias para as crianças, incluindo obras literárias de modo mais frequente e consistente em seu planejamento, e passaram a considerar a presença da leitura no cotidiano e nos processos pedagógicos. Com a participação da UFVJM, a nossa universidade inaugurará o Território Literário na Biblioteca Central, para crianças e adultos, com acervo de 450 livros literários recebidos do MEC. O LEEI compromete-se com a arte, ciência e vida”.
E para conhecer mais sobre o LEEI na UFVJM, acompanhe o perfil oficial do projeto no Instagram. Outras informações podem ser solicitadas por e-mail, para o endereço coord.leei.ufvjm@gmail.com.
Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
O Ministério da Educação (MEC) instituiu, no dia 4 de fevereiro de 2025 (Portaria nº 85/2025), o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A ação integra o conjunto de iniciativas de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa está estruturado em três eixos: gestão e governança; formação de profissionais da educação; e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para as crianças da pré-escola. O objetivo é implementar ações de formação continuada focadas na ampliação e consolidação dos saberes dos profissionais da educação infantil.
Com o Pro-LEEI, serão planejadas e implementadas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças no campo da linguagem oral, da leitura e da escrita. A ideia é fortalecer a colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as instituições federais de ensino superior, que vão integrar o programa para o fortalecimento das políticas de educação básica.
LEEI – O Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram da iniciativa em 2024. Ela reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.
* Com informações do Ministério da Educação
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