Supostas práticas abusivas com trabalhadores da Gerdau serão tratadas em audiência

 Supostas práticas abusivas com trabalhadores da Gerdau serão tratadas em audiência

Comissão do Trabalho ouve representantes da siderúrgica, dos trabalhadores e Ministério do Trabalho para averiguar denúncias.

Com o objetivo de averiguar reclamações relativas a restrições de acesso impostas pela Gerdau Açominas a seus trabalhadores, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza reunião nesta segunda-feira (26/5/25). Proposta pelos deputados Leleco Pimentel (PT) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), a audiência pública acontece às 10 horas, no Auditório do andar SE.

De acordo com o requerimento, os dois parlamentares participaram em março deste ano de uma audiência pública em Conselheiro Lafaiete (Central), para discutir excessos da empresa no trato com seus trabalhadores. Representantes da empresa não compareceram à reunião, mas foram colhidos depoimentos, alguns emocionados, de trabalhadores que trouxeram denúncias graves contra a Gerdau e suas terceirizadas.

Os empregados relataram situações de discriminação e exclusão que configurariam práticas abusivas e desumanas no ambiente de trabalho. As restrições de acesso estariam sendo utilizadas como instrumento para controlar e limitar a participação dos trabalhadores. A prática, afirma o requerimento, evidencia uma política discriminatória que prejudica a fiscalização interna e o acesso a informações sobre as condições laborais.

Leia o release na íntegra

Foto em destaque: Em março, trabalhadores de Conselheiro Lafaiete apresentaram denúncias graves contra a Gerdau e suas terceirizadas – Arquivo ALMGFoto: Sarah Torres

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados