Alunos da Escola Municipal Ada Santana promovem Dia D da Coleta Seletiva no bairro São Sebastião

 Alunos da Escola Municipal Ada Santana promovem Dia D da Coleta Seletiva no bairro São Sebastião

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, é uma data significativa para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade.

   

Dia D

Nesta manha de sábado (17), no Bairro São Sebastião onde fica a sede da Escola Municipal Ada Santana, foi realizada em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, uma ação para conscientização ambiental; o Dia D da Coleta Seletiva com os alunos e comunidade.

Objetivo

A comemoração visa despertar a consciência sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, especialmente em relação ao descarte de resíduos.

Parcerias

 O Dia D contou com a participação de importantes parceiros — Bayer, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Ambiental e a Associação de Catadores, Recicladores e Ambientalistas de Paracatu (ASCRAP).

 Coleta

A iniciativa marcou o início da coleta seletiva no bairro São Sebastião, que será realizada pela ASCRAP. O projeto nasceu dentro da escola, a partir de uma gincana entre os alunos, e cresceu ao ponto de impactar positivamente toda a comunidade local.

Foi uma manhã bastante produtiva onde alunos, parceiros, professores, diretores saíram de casa em casa pra falar dessa iniciativa tão importante para todos.

Mais do que uma atividade escolar, o Dia D representa o poder transformador da educação ambiental e a força da colaboração entre escola, comunidade e instituições.

História

A escolha do dia 17 de maio como Dia Mundial da Reciclagem foi uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que visa sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da reciclagem. A reciclagem no Brasil tem raízes antigas, com práticas de reutilização de materiais ocorrendo desde o final do século XIX em armazéns e fábricas. No entanto, a conscientização e o desenvolvimento de programas de reciclagem mais organizados surgiram principalmente a partir da década de 1980, impulsionados pela crescente preocupação ambiental e pela formação de cooperativas de catadores. 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados