Sempre Um Papo: Bruna Lombardi é entrevistada por Jamil Chade no 4.º Fliparacatu

 Sempre Um Papo: Bruna Lombardi é entrevistada por Jamil Chade no 4.º Fliparacatu

Entre a dureza pragmática da rotina diária e a imensidão do luto, existe um espaço reservado ao lúdico e à espiritualidade. Foi nesse território de travessia que Bruna Lombardi conduziu o público durante o Sempre Um Papo no Fliparacatu, na Casa Kinross. Em um diálogo mediado pelo jornalista e escritor Jamil Chade, a atriz e autora apresentou suas duas obras mais recentes, “Diário do Grande Sertão”, reeditado, e “Mulheres que sentem os espíritos”.

A espiritualidade, tema central da conversa, foi abordada por Bruna não como um dogma formal, mas como um sentimento inerente à vida e anterior a qualquer religião. A autora relembrou que seu contato com esse universo começou ainda na infância, quando brincava na terra com tatus-bolinha e outros animais e percebia uma ligação direta com esse mundo. Para ela, conectar-se à natureza (que, no caso de Bruna, faz parte de sua origem) equivale a acessar o divino dentro e fora de nós, uma visão empática do mundo alinhada à ideia de que tudo faz parte de uma única engrenagem. Bruna ressaltou a grande necessidade de equilibrar o lado prático do cotidiano, muitas vezes marcado por ritmos corridos, com a dimensão lúdica que a vida tem.

Essa busca por equilíbrio conduz a trama do romance “Mulheres que sentem os espíritos”, obra que acompanha as irmãs Lorena e Dora em uma jornada até a Grécia para elaborar a perda da mãe. O livro traz tensões entre pragmatismo e negação do invisível, revelando como as dores frequentemente levam as pessoas a um processo de autoconhecimento. Durante a conversa com Jamil Chade, Bruna mencionou Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, cuja frase consta em uma das páginas de seu livro: “aquilo que não enfrentamos em nós mesmos acaba nos encontrando como destino”.

O encontro também resgatou o impacto de Diadorim na vida de Bruna, experiência registrada nas páginas de “Diário do Grande Sertão”. Trinta e nove anos após a gravação da minissérie “Grande Sertão: Veredas”, da TV Globo, o livro republicado ganha contornos de documento histórico ao registrar a perspectiva feminina sobre um universo tradicionalmente analisado por homens. A escritora compartilhou os desafios de interpretar uma personagem tão icônica no norte de Minas Gerais, cercada por milhares de figurantes e por uma paisagem agreste, descrevendo a imersão no sertão como um processo no qual precisou vencer o medo e suas limitações mentais e emocionais.

Em diversos momentos, Lombardi compartilhou seu pensamento de que, quando um livro é lançado, ele deixa de pertencer a quem o escreveu e passa a integrar a percepção única de cada leitor. A plateia, que lotou a casa Kinross, ouviu tudo atentamente e teve a oportunidade de conversar com a atriz e escritora.

4.º Fliparacatu

Em 2026, o Fliparacatu realiza sua quarta edição entre os dias 26 e 30 de agosto, homenageando dois dos maiores intelectuais brasileiros: João Guimarães Rosa, pelos 70 anos da publicação de Grande Sertão: Veredas, e o geógrafo Milton Santos, no centenário de seu nascimento.

Com curadoria de Sérgio Abranches, Calila das Mercês e Afonso Borges, além da programação local assinada por Daniela Prado e da curadoria infantojuvenil de Rafael Nolli, o festival reúne escritores, jornalistas, artistas, educadores e pesquisadores para discutir literatura, democracia, meio ambiente, cidades, tecnologia, desigualdade, memória, identidade e os desafios do mundo contemporâneo.

Realizado pela Mentha Cultural, com patrocínio master da Kinross, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura de Paracatu e da Academia de Letras do Noroeste de Minas, o Fliparacatu acontece em diferentes espaços do Centro Histórico da cidade, aproximando autores, leitores e ideias em uma programação gratuita e aberta ao público.

Serviço

4.º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu)
De 26 a 30 de agosto de 2026, de quarta-feira a domingo
Local: Centro Histórico de Paracatu
Entrada gratuita
Programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

https://fliparacatu.com.br/sempre-um-papo-bruna-lombardi-e-entrevistada-por-jamil-chade-no-4-o-fliparacatu/

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados