Sebrae Minas e Secult-MG impulsionam rotas turísticas na Travel Next Minas

Caminho da Agonia, Caminhos Franciscanos e Caminho de Nossa Senhora da Lapa são algumas das atrações em evento direcionado à cadeia de turismo, no Expominas
Um trajeto de pouco mais de 60 quilômetros que oferece aos peregrinos, desde o início, um momento de fé, reflexão e contato direto com a natureza. Na Serra da Mantiqueira, a tradição religiosa se faz presente no Caminho da Agonia, rota que integra quatro cidades da região – Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá –, propício para caminhadas, cicloturismo e contemplação das paisagens. O lançamento do roteiro religioso ocorreu durante a Travel Next Minas nesta terça-feira (19/8), no Expominas, em Belo Horizonte, em uma parceria entre Sebrae Minas e a Secretaria de Estado, Cultura e Turismo (Secult).
O percurso foi desenvolvido nos últimos anos com foco na sustentabilidade e na padronização de serviços, contemplando sinalização adequada, qualificação de empreendedores, organização de pontos de apoio e incentivo à comercialização de produtos e serviços de base comunitária. O nome Caminho da Agonia se refere ao Santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, onde encerra o percurso. A Origem de Nossa Senhora da Agonia é portuguesa, de Vianna do Castello. E o Santuário de Itajubá é o único no Brasil.
Ao longo do caminho, o turista poderá contemplar o momento de oração, introspecção, autoconhecimento, as paisagens e a gastronomia, com possibilidade de degustar azeites, cafés, queijos e doces.
Além do Caminho da Agonia, outra atração presente na Travel Next Minas é o Caminhos Franciscanos, localizado no Vale do Mucuri, criado em 2019. O projeto se consolidou após o mapeamento técnico que valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A rota passa pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar, em um percurso de 42 quilômetros.
As duas rotas religiosas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, do Sebrae Minas, lançado em 2021 com foco na melhoria da competitividade dos pequenos negócios locais, na estruturação produtos e destinos turísticos, qualificação dos empreendedores e fortalecimento das cadeias relacionadas ao turismo.
Durante a Travel Next Minas, empreendimentos que integram as rotas religiosas têm a oportunidade de se conectarem às agências de viagens, operadoras com chances de apresentar as experiências e fomentar negócios para impulsionar o turismo.
“O Sebrae Minas tem papel estratégico na estruturação dos destinos turísticos religiosos em todo o estado. Em parceria com o Governo do Estado, atuamos desde o planejamento e qualificação dos empreendimentos locais até a promoção e comercialização dos destinos, garantindo experiências autênticas e bem estruturadas para os visitantes. Essa iniciativa contribui para valorizar tradições, ampliar o fluxo de turistas e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
“O lançamento dessas duas rotas é um marco na consolidação de Minas como destino plural e competitivo. Elas traduzem a essência da nossa mineiridade, ao mesmo tempo em que oferecem experiências únicas que conectam espiritualidade, natureza, cultura e história. A Travel Next é a vitrine onde Minas se apresenta para o Brasil e o mundo, mostrando que o turismo é uma das grandes forças de desenvolvimento econômico e social do estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Vazante
Outra rota estruturada por meio do Check-In Turismo e que está apresentando seus produtos no evento é o Caminho de Nossa Senhora da Lapa, em Vazante, no Alto Paranaíba. Com 23 quilômetros de extensão, o percurso leva peregrinos e bicigrinos da Comunidade Claro de Minas, partindo da Igreja de São Sebastião e Santa Terezinha, até o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, junto ao complexo homônimo.
O local é um complexo religioso que inclui a réplica da antiga igreja, a grande imagem de Nossa Senhora, a Sala de Milagres e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Dentro da Gruta, há uma estalagmite em formato de mulher que aparenta recostar-se na parede da gruta, que é venerada como sendo a imagem natural de Nossa Senhora da Lapa. O caminho de Nossa senhora da Lapa participou da Feira Católica do Mundo, em julho, em São Paulo.
Comentários