Programação reúne diversas atrações culturais gratuitas oferecidas pela Cemig

 

Maior patrocinadora da cultura do estado de Minas Gerais, a Cemig oferece o que há de melhor na cultura mineira para você curtir de graça, em sua casa.

A programação do #EenergiadaCultura deste fim de semana apresenta o documentário “Folias de Minas”, palestra sobre Guimarães Rosa, reflexões sobre a arte de Van Gogh e uma live com o grupo Meninos de Minas.

As atrações podem ser acessada na página da Cemig no Facebook  https://www.facebook.com/events/410757023248132/

Confira a programação:

23/10 – sexta-feira

Documentário IEPHA: Folias de Minas

O IEPHA tem o importante trabalho de pesquisar, proteger e promover os bens culturais do nosso estado, e em seu canal do YouTube há um rico acervo mineiro.Um deles é o documentário “Folias de Minas”, que acompanha uma das tradições religiosas mais antigas e difundidas no estado, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em 2017.

 24/10 – sábado

Palestra AML: “Rosa do Sertão: meus encontros com Guimarães Rosa”

Há mais de um século, a Academia Mineira de Letras aproxima o cidadão da cultura do estado e da literatura nacional. E, neste ano, está promovendo palestras on-line para trazer os intelectuais mineiros para mais perto das pessoas. Na palestra “Rosa do Sertão: meus encontros com Guimarães Rosa”, o embaixador Lauro Moreira fala sobre seus estudos e a experiência de trabalhar com um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Blog FCS: Um Click de Cultura

Um Click de Cultura é o blog da Fundação Clóvis Salgado com reflexões artísticas. No texto “Van Gogh, um muso nas redes”, a especialista em História da Arte, Isa Carolina, fala sobre a apropriação das criações do famoso pintor pós-impressionista no mundo digital.

25 e 26/10– domingo e segunda-feira

Meninos de Minas: Live #NósAos21

O Meninos de Minas surgiu em 1999, em Pedro Leopoldo, como um grupo que realizava oficinas de musicalização afro-mineira e de construção de instrumentos musicais com material reciclado. Nesses anos, o grupo estabeleceu suas bases em Itabira e conquistou o mundo, realizando 11 viagens internacionais para levar a cultura da música mineira para outros países.

No dia 26, o grupo completa 21 anos, e a comemoração será um mês inteiro de lançamentos em seu canal no YouTube. Para começar, confira a live #NósAos21

*Todas as atrações culturais foram gravadas antes do período da pandemia ou estão seguindo as orientações da OMS.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados