3º Festival do Patrimônio Cultural de Vazante reforça a identidade e a gastronomia local
Evento contou com a participação de 12 bares e restaurantes capacitados por meio do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas
Quase 30 mil pessoas marcaram presença na 3ª edição do Festival do Patrimônio Cultural de Vazante, realizado de 12 a 21 de dezembro, na cidade do Noroeste de Minas Gerais. O evento, que integrou a programação comemorativa de aniversário do município, teve a cozinha mineira como um dos destaques. Para isso, participaram 12 empreendimentos que receberam consultorias individualizadas, por meio do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas.
Realizado em conjunto com o Festivaz – Festival de Música, a ação movimentou cerca de R$ 400 mil em vendas, fortalecendo a identidade cultural e a gastronomia local como indutores do desenvolvimento econômico do município. Para a preparação dos pratos, todos os estabelecimentos passaram por capacitações com a chef Fernanda Fonseca, que contribuiu para a qualificação dos cardápios, melhoria de processos e valorização dos sabores regionais.
“As capacitações contribuem para fortalecer os empreendimentos do setor, uma vez que exigem dos empresários uma gestão mais profissional e estimulam a criatividade, o empenho na produção e a apresentação dos pratos”, explica a analista do Sebrae Minas Isabella Silva.
O Festival do Patrimônio Cultural de Vazante também premiou os três melhores pratos criados para o evento, com premiação de R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente. Na avaliação do empreendedor Paulo Ricardo Silvério da Silva, primeiro colocado dessa edição, vencer o concurso foi uma grande surpresa, tendo em vista que o seu negócio não possui um lugar fixo. “Essa é a segunda vez em que participamos do evento. A premiação nos incentiva a continuar trabalhando mais e, quem sabe, construir um ponto fixo. Foi uma experiência muito boa e, agora, é continuar evoluindo”, destaca.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Vazante, Edyvan Fernando, o Festival também teve impacto em outros comércios da cidade. “Vários empreendimentos de fora da cadeia gastronômica manifestaram que foi muito positivo o evento ser realizado no fim do ano, pois movimentou as lojas de roupas, os hotéis, os postos de gasolina, farmácias, enfim, beneficiou toda a cadeia produtiva do turismo”, celebra.
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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

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