Simulados de Emergência de Barragens acontecem amanhã, 11/10

Uma ação preventiva para avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM), e em cumprimento ao que dispõe a legislação nacional de segurança de barragens, a Kinross realizará amanhã 11/10, simulados com objetivo de capacitar os moradores para desenvolver o autossalvamento e saber como proceder em caso de emergências.

Nesta tarde de segunda-feira (10), a empresa Kinross convidou a imprensa de Paracatu para falar sobre o simulado que acontecerá nas comunidades de Santa Rita e Machadinho, e Lagoa de Santo Antônio e Cunha.

As atividades acontecem em dois horários: às 9h (Santa Rita e Machadinho); e às 17h (Lagoa de Santo Antônio e Cunha).

A Kinross tem realizado reuniões com as comunidades para explicar como funcionam os simulados e convidar as comunidades para participarem.

“Estar preparado para agir em uma situação de risco sem que algum problema ou emergência precise acontecer.” Essa é a definição da cultura da prevenção compartilhada pelo comandante do 2º pelotão de Bombeiros Militares de Paracatu, tenente Igor Costa.

O simulado é organizado pela Defesa Civil de Paracatu em parceria com a Kinross, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Rodoviária, Ambiental, a simulação tem o objetivo de treinar as pessoas que vivem nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) para reconhecerem os alertas e saberem como devem proceder emo caso de emergência. “Além de ser uma obrigação legal, simulados desse tipo são muito importantes para preparar a população, a empresa e os órgãos de segurança pública para uma eventual situação de emergência”, explica o comandante.

Prevenção e segurança

“O pessoal fica mais confiante ao saber que, em caso de emergência, teremos essa proteção e que existe toda uma estrutura e um planejamento para garantir nossa segurança”, avalia a presidente da Associação dos Moradores da Região do Santa Rita, Priscila Alves. Ela também convida os residentes do Santa Rita e das outras comunidades para participarem e contribuírem com os exercícios. “Os simulados são muito importantes para saber o que devemos fazer em uma eventual situação de emergência”, destaca a presidente.

O tenente Igor completa que os exercícios servem também para avaliar se os alertas, placas e sirenes estão adequados para orientar as pessoas, bem como para que todos os órgãos envolvidos e a empresa possam identificar e aprimorar os recursos necessários para que toda a segurança e apoio estejam adequados. “Esse treinamento serve tanto para orientar os moradores sobre o que fazer e aonde ir, quanto também para mapear aquelas casas e pessoas com condições especiais que precisarão de algum apoio em situações de emergência”, finaliza o comandante dos bombeiros.

Ações preparatórias

Os simulados com as comunidades vizinhas às barragens Eustáquio e Santo Antônio acontecem desde 2016. Antes da realização dos exercícios, são realizadas reuniões com as comunidades para informar como os simulados funcionam e para reforçar o convite à participação, além de incentivar a cultura da prevenção. Também é oferecido aos moradores das ZAS um curso sobre técnicas de atendimento e primeiros socorros e utilização de meios preventivos para o combate a incêndios.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados