Primeira Exposição de presépios em Paracatu

Na noite de ontem (16), foi inaugurada a 1ª Exposição Regional de Presépios, apresentada pela Fundação de Arte de Ouro Preto-Unidade Paracatu e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo. Tem como objetivo promover a manutenção do saber-fazer e preservar as práticas populares, em 2022. Os presépios, marcados pela criatividade do povo, recebem releituras a partir de elementos sincréticos e de características próprias das diversidades, refletindo as particularidades de culturas locais.

Como forma de valorizar essa importante manifestação popular, a Fundação de Arte de Ouro Preto| FAOP criou o Concurso Nacional de Presépios no ano de 1972.

A inauguração contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz, Jefferson da Fonseca – Presidente – Fundação de Arte de Ouro Preto, Sergio Rodrigo – Fundação Clóvis Salgado e da Coordenadora da FAOP Paracatu Elisângela Caldas.

A mostra, gratuita, faz parte das celebrações do Natal da Mineiridade e conta com cerca de 16 presépios, elaborados com exclusividade para o evento.

Tradição

A tradição da montagem de presépios remonta ao início do século XIII, pelas mãos de São Francisco de Assis. O objetivo era mostrar o nascimento de Jesus Cristo para os camponeses da época. Acredita-se, então, que o primeiro presépio foi feito a partir de pequenos bonecos de barro. De lá, até os dias de hoje, a tradição se espalhou pelo mundo junto ao catolicismo, e cada região e comunidade criou suas próprias tradições. Artistas e artesãos usam criatividade e recursos diversos para as criações.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop)  celebra os 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da instituição.

 

Serviço

“Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto

 Data: 16/12 a 13/01

Local: R. Temístocles Rocha, 125, Paracatu –

Horas:  seg. às 08:00 ás 18:00 hs

Entrada: gratuita

  

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados