Prêmio Integrar Verde valoriza iniciativas sustentáveis em escolas de Paracatu

 Prêmio Integrar Verde valoriza iniciativas sustentáveis em escolas de Paracatu

Comunidade escolar tem até novembro para se inscrever

thumbnail_Educação ambiental 2

Alinhado a uma das maiores preocupações do nosso tempo – a sustentabilidade –, a Kinross lançou o Prêmio Integrar Verde, que valoriza atitudes sustentáveis nas escolas públicas de Paracatu. Serão premiados três projetos de educação ambiental que envolvam alunos, professores, familiares, vizinhos e comunidade escolar, no âmbito do ensino fundamental 1 (até o quarto ano).

Com o tema “Escola verde e colaborativa”, a ação faz parte do eixo de meio ambiente do Programa Integrar e visa estimular o desenvolvimento de ações ambientalmente corretas, que incitem o pensamento crítico, a pesquisa, a originalidade e a integração da comunidade escolar. Com valores que chegam a mil reais, as escolas recebem mais um estímulo para solucionar ou amenizar problemas ambientais que se apresentem ao seu redor.

Seja o reaproveitamento de materiais, a economia de energia, ou qualquer outro exemplo de sustentabilidade, os projetos submetidos devem ter o propósito da educação ambiental paras os alunos da cidade. “A questão do meio ambiente é central no século XXI e é nas escolas que estamos formando as mentes que guiarão esse debate no futuro próximo. Além disso, esse tipo de investimento em sustentabilidade tem impactos que reverberam ao longo de toda a vida dessas crianças”, explica Ana Cunha, gerente de Comunicação e Comunidade da Kinross.

Serão avaliadas a originalidade, complexidade, o engajamento da comunidade e a referências aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre outros critérios. O prêmio será destinado aos três projetos com melhor desempenho. “A premiação valoriza a iniciativa sustentável e vai se reverter em melhorias para a escola e toda a comunidade. Todos ganham, já que é bom para o meio ambiente e é bom para a educação”, comenta Marcos Morais, gerente de Meio Ambiente e Licenciamento da Kinross.

 

Programa Integrar – eixo Meio Ambiente 

 

 O eixo meio ambiente é uma das iniciativas de sustentabilidade da Kinross e faz parte do Programa Integrar, que desde 2011 contribui para o desenvolvimento local de Paracatu. Só no ano passado, ações desse eixo atenderam a 922 alunos de 15 escolas públicas da cidade, aplicando diferentes práticas pedagógicas de experimentação e fixação de conceitos ambientais. Foram desenvolvidas oficinas de germinação, gotejamento, irrigação, canecas, reciclagem de garrafas PET, além de teatros, cineclubes e jogos.

O programa também levou os estudantes a 15 piqueniques no Parque Estadual de Paracatu, local que cumpre um importante papel na preservação de ecossistemas naturais da região. Além dos mais de 900 alunos, também foram envolvidos 50 professores da rede pública.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply