ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS E KINROSS REALIZAM APRESENTAÇÃO DE CONCERTO ONLINE EM HOMENAGEM À CIDADE DE PARACATU

Neste momento em que ainda não é possível levar milhares de pessoas à praça pública, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Kinross oferecem à população de Paracatu um concerto por meio digital, trazendo de volta a emoção das apresentações ao ar livre. A exibição do concerto, gravado para este fim, será realizada no dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 19h, por meio do canal da Filarmônica no YouTube.

Há 13 anos, a música sinfônica viaja com a Filarmônica de Minas Gerais por diversos municípios mineiros. Nesse tempo, a Orquestra se apresentou 122 vezes, em mais de 50 cidades, para um público superior a 280 mil pessoas.

Faz parte da missão da Filarmônica realizar apresentações gratuitas para um público amplo e diversificado, em praças públicas e parques, permitindo que um número cada vez maior de pessoas conheça e se apaixone pela música de concerto. Esse é o espírito das Turnês Estaduais, uma importante atividade da Filarmônica de Minas Gerais.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Orquestra ficou impossibilitada de realizar tais apresentações. Mas isso não impediu que a música continuasse chegando às cidades mineiras. Como alternativa aos concertos em espaços abertos, que não puderam ser realizados nas diversas regiões de Minas Gerais, foi criado o Concerto Praça Digital.

O Concerto Praça Digital foi gravado no Instituto Inhotim, que, gentilmente, cedeu o seu espaço para essa finalidade. Realizada sem a presença de público, a apresentação e o registro audiovisual seguiram todos os protocolos de segurança.

O resultado foi um belo concerto ao ar livre, que contou com a parceria da Kinross para ser realizado e é dedicado a toda a população de Paracatu. A gravação será exibida no canal Filarmônica no YouTube (fil.mg/paracatu) para a região de Paracatu, no dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 19h.

O Praça Digital Paracatu é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Kinross por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

Concerto Praça Digital Paracatu

17 de dezembro, sexta-feira, 19h

  Assista em:

fil.mg/paracatu

José Soares, regente

PROGRAMA

Gioachino Rossini

Semiramide: Abertura

Ludwig van Beethoven

Sinfonia nº 7 em Lá maior, op. 92: Allegro con brio

Johann Strauss Jr.

Trovão e Relâmpago, op. 324

Alberto Nepomuceno

Série Brasileira: Batuque

Cyro Pereira

Gonzaguiana

Zequinha de Abreu

Tico-tico no fubá

SOBRE A ORQUESTRA

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista CONCERTO em 2020 e 2015, o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012 e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010 como o Melhor Grupo de Música Clássica do Ano. O CD Almeida Prado – obras para piano e orquestra, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, lançado em 2020 pelo selo internacional Naxos em parceria com o Itamaraty, foi indicado ao Grammy Latino 2020. A recente premiação dada pela Revista Concerto teve como tema “Reinvenção na Pandemia” e destacou as transmissões ao vivo de concertos realizadas pela Filarmônica em 2020, em sua Maratona Beethoven, e ações educacionais como a Academia Virtual.

Suas apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico, com convidados de destaque no cenário da música orquestral. Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz à cidade uma sólida programação gratuita – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música de concerto. Além disso, desde 2008, várias cidades receberam a Orquestra, de Norte a Sul, passando também pelas regiões Leste, Alto Paranaíba, Central e Triângulo.

A Orquestra possui 9 álbuns gravados, entre eles dois que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty, com obras dos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Almeida Prado. O álbum de Almeida Prado, lançado em 2020, foi indicado ao Grammy Latino de melhor gravação de música erudita. A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, foi inaugurada em 2015, em Belo Horizonte, tornando-se referência pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. A Filarmônica de Minas Gerais é uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país. Juntas, Sala Minas Gerais e Orquestra vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional, com reflexos positivos em outras áreas, como, por exemplo, turismo e relações de comércio internacional.

 

Os números da Filarmônica de Minas Gerais – [fevereiro de 2008 a março de 2020]

1.278.017 espectadores

912 concertos realizados

1.155 obras interpretadas

107 concertos em turnês estaduais

39 concertos em turnês nacionais

5 concertos em turnê internacional

90 músicos

606 notas de programa publicadas no site

225 webfilmes publicados (20 com audiodescrição)

1 coleção com 3 livros e 1 DVD sobre o universo orquestral

4 exposições itinerantes e multimeios sobre música clássica

5 CDs pelo selo internacional Naxos (Villa-Lobos, Nepomuceno e Almeida Prado)

1 CD pelo selo nacional Sesc (Guarnieri e Nepomuceno)

Os números da Filarmônica em ambiente digital – [março a dezembro de 2020]

. 281 dias de ações inéditas em ambiente digital;

. 3.575.000 vezes: nossos conteúdos foram vistos e ouvidos;

. 780 publicações nas diferentes plataformas digitais da Filarmônica;

. 20 transmissões ao vivo de concertos da Maratona Beethoven no YouTube – total de 102.000

  visualizações, sendo 68.000 espectadores únicos, o correspondente a 46 Salas Minas Gerais

  lotadas;

. 6 concertos inéditos da série Filarmônica em Câmara-Digital gravados na Sala Minas Gerais e

  transmitidos no YouTube;

. 14 vídeos Concertos em Casa (veiculação de obras na íntegra e inéditas no YouTube);

. 71 vídeos Solos em Casa e 29 Câmara em casa com apresentações gravadas dos músicos em suas

  casas – total de 100 vídeos;

. 16 vídeos do projeto educativo Universo Sinfônico, sobre instrumentos da orquestra;

. 15 episódios do podcast Filarmônica no Ar em duas diferentes temporadas – irão mais dois

  episódios ao ar em 2020;

. 296 alunos de 14 instituições atendidos pela Academia Virtual Filarmônica

. Publicação de no total 155 vídeos inéditos entre transmissões ao vivo, concertos sinfônicos e de câmara gravados e inéditos, apresentações de solos e de música de câmara gravados na casa dos músicos e vídeos educacionais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados