Justiça fixa multa diária para Prefeitura de Paracatu em caso de descumprimento de manutenção do Largo do Rosário

 Justiça fixa multa diária para Prefeitura de Paracatu em caso de descumprimento de manutenção do Largo do Rosário

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atendeu a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e fixou multa diária de R$ 25,9 mil para a Prefeitura de Paracatu, no Noroeste do Estado, em caso de desobediência a decisão judicial sobre o Largo do Rosário, área histórica da cidade. De acordo com a decisão, o município descumpriu a obrigação de inspecionar trimestralmente e manter limpas e conservadas as duas praças que compõem o conjunto arquitetônico.

Além da multa, a decisão estabelece o prazo máximo de 20 dias para que a manutenção periódica do conjunto arquitetônico seja iniciada de fato.

Mesmo intimada a cumprir a decisão da Justiça, a prefeitura não tomou qualquer providência a respeito e nem se manifestou sobre o caso. O TJMG esclareceu que o objetivo da multa diária, limitada no todo a R$ 500 mil, não é de gerar ônus para a administração, mas forçá-la a cumprir a obrigação na forma definida em acordo com o MPMG. O valor diário foi calculado tendo como base 2% do custo total da obra de revitalização das praças do Largo do Rosário.

Entenda o caso

Em junho de 2023, após atuação do Ministério Público de Minas Gerais, a prefeitura de Paracatu entregou a revitalização das praças Ademar Neiva e Getúlio Vargas. As praças, conhecidas como Largo do Rosário, ficam no Núcleo Histórico de Paracatu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2017.

Além das obras, a prefeitura deveria inspecionar, a cada três meses, os cuidados com a limpeza e a conservação das praças e seus jardins; fiscalizar os eventos realizados no local, especialmente quando houver montagem de estrutura fixa; e se abster de fazer qualquer alteração nas praças sem aprovação dos órgãos competentes.

Esta manutenção periódica, entretanto, não vem sendo cumprida, resultando na aplicação da multa.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados