Jeferson Tenório participa do Sempre Um Papo na Fundação Casa de Cultura de Paracatu

 Jeferson Tenório participa do Sempre Um Papo na Fundação Casa de Cultura de Paracatu

O autor do livro “O Avesso da Pele”, Jeferson Tenório falou sobre: o papel da literatura em ambientes conservadores

O escritor Jeferson Tenório esteve ontem, 10 de maio, na Fundação Casa de Cultura, foi convidado do Sempre Um Papo, em Paracatu e falou sobre o tema: o papel da literatura em ambientes conservadores. O papo aconteceu sob a mediação de Afonso Borges e contou com a casa cheia.

Em “O Avesso da Pele”, o autor narra à história de Pedro, que busca resgatar o passado de sua família, sobretudo de seu pai, que foi assassinado em uma violenta abordagem policial. Enquanto investiga a trajetória de seus familiares, o protagonista vive um processo de dor e sofrimento, mas que, ao mesmo tempo, o conduz à superação e liberdade. A trama expõe, de forma sensível e dura, a realidade dos negros em um país racista e marcado por um decadente sistema educacional.

Jeferson Tenório disse que quando lançou o livro em 2020, houve uma tentativa de censura em uma escola de Salvador, que chegou a receber ameaças de morte. “Chegamos a abrir boletim de ocorrência e processamos as pessoas envolvidas”, recorda Jeferson Tenório, citando que essa perseguição vem se repetindo de tempos em tempos. “Isso tem acontecido sazonalmente, em uma ou outra escola, embora, na maioria delas, eu não tenha tido nenhum problema”.

Participação do público

“Os palavrões e as frases ofensivas (no livro) são uma representação de como a branquitude enxerga os corpos negros. Na verdade, são frases violentas, agressivas, mas quem pensa e profere aquilo é a branquitude baseada no racismo” Jeferson Tenório

Prêmio

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário, Jeferson Tenório tem se firmado como um dos principais nomes da nova ficção literária brasileira. Seu livro “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras, 2020), que rendeu a ele esse importante reconhecimento, lança luz sobre temáticas que se encontram no centro do debate público no Brasil: identidade, relações raciais, desigualdade, preconceitos.

Jeferson Tenório

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras e mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estreou na literatura em 2013 com o romance “O beijo na parede”, eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Em 2018, lançou seu segundo romance, “Estela sem Deus”. Além disso, possuem textos adaptados para o teatro, contos traduzidos para o inglês e para o espanhol, e assina uma coluna no portal UOL, onde comenta fatos da atualidade e reflete sobre questões indenitárias.

Sempre um Papo – 38 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo em Paracatu é viabilizado por meio do patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados