Estado apresenta as principais ações que serão realizadas ao longo do ano letivo de 2024

 Estado apresenta as principais ações que serão realizadas ao longo do ano letivo de 2024

Por meio da Secretaria de Estado de Educação, objetivo é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes da rede estadual

 

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está trabalhando intensamente em janeiro para finalizar e alinhar as ações a serem implementadas ao longo do ano letivo de 2024 na rede pública estadual de ensino.Além de manter os projetos voltados à infraestrutura das escolas estaduais, dentre eles o “Mãos à Obra na Escola” e a instalação dos equipamentos do programa “Wi-fi nas Escolas”, a pasta articula uma série de ações e projetos voltados à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com o fortalecimento de algumas iniciativas já em curso e a implantação de novos projetos.Em 2023, a SEE/MG trabalhou para minimizar a perda das aprendizagens intensificadas com o período da pandemia.Dentre as ações inovadoras implementadas destacam-se o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que orientou as escolas na recomposição e consolidação das habilidades necessárias aos estudantes, garantindo assim o direito à aprendizagem.Em 2024, o PRA será aprimorado para acompanhar e monitorar todas as ações de fortalecimento das aprendizagens, considerando os três eixos estruturantes do plano: evasão; recomposição das aprendizagens e o trabalho de competências socioemocionais nas escolas.Todas as ações vão contribuir para que a educação pública mineira seja referência no país, formando e capacitando crianças e jovens, para que possam seguir os seus sonhos e ideais.“Identificamos ao longo de 2023 dificuldades no processo de leitura e escrita dos estudantes e em relação às questões ligadas às competências emocionais. Diante disso, a secretaria lança algumas ações, levando em consideração que o processo da aprendizagem está diretamente ligado ao emocional dos nossos estudantes”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra. Plano de Recomposição de AprendizagensCriado em 2023, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) tem como foco o apoio às escolas estaduais, através de várias ações para garantir o direito à aprendizagem e assegurar o desenvolvimento de habilidades previstas no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).O plano é estruturado por meio de dois núcleos: Gestão Pedagógica Central (NGPC) e Gestão Pedagógica Regional (NGPR), que em 2024 vai contar com cerca de 800 profissionais.Em 18/1, a SEE/MG prorrogou o Edital SEE nº 7, que dispõe sobre as normas e critérios para os profissionais efetivos interessados em atuar no PRA neste ano letivo. A abertura das inscrições está prevista para começar na quinta-feira (1/2) e vai até 9/2/2024.As ações desenvolvidas ao longo de 2023 foram importantes para identificar duas intervenções pedagógicas que precisam ser fortalecidas na rede estadual, sendo o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para o incentivo e melhoria da leitura e escrita dos estudantes e o desenvolvimento das Competências Socioemocionais.Projeto Socioemocional

O projeto Socioemocional tem como objetivo o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e principalmente na prevenção do bullying e de violências dentro da escola, trazendo a perspectiva do diálogo, do respeito, da empatia, da inclusão e da amizade.Nesse contexto, serão trabalhadas as competências socioemocionais previstas no CRMG, sendo priorizadas a autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.Será realizada uma formação com todos os Especialistas de Educação Básica (EEB), além de professores que lecionam o componente de Projeto de Vida em escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI).A partir dessa formação, será realizado o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar e do convívio entre estudantes.Para isso, está prevista a aplicação de questionários para escuta de clima escolar e para a escuta dos aspectos socioemocionais.Esse processo de escuta ocorrerá em consonância com o trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o que contribuirá para a elaboração da Matriz de Risco.Como destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esta primeira etapa de escuta inicia em fevereiro.“Num primeiro momento, quem vai responder são os diretores e professores. Posteriormente, pós-carnaval, estudantes também vão responder a este questionário. Após isso, iniciamos a capacitação dos nossos especialistas para que eles possam atuar dentro das nossas escolas com competências socioemocionais”, detalha.Além da capacitação do corpo docente, há expectativa de contratação de outros profissionais a depender do nível de complexidade aferido pelos resultados do questionário.“Só a partir do resultado, a equipe vai conseguir definir os critérios de complexidade. Podemos ter a resposta que todas as escolas estão com complexidade baixa e, dentre elas, vamos precisar definir quais são as mais complexas. Precisamos definir isso para realizar as contratações”, completa o secretário.A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 50 milhões para o desenvolvimento do projeto.

Projeto Estratégico de incentivo à Leitura e EscritaEm 2023 foi aplicada a Avaliação da Fluência em Leitura nas escolas da rede estadual e municipal. Foi a primeira vez que o estado de Minas Gerais realizou essa avaliação, em larga escala, para analisar o nível de fluência em leitura dos estudantes que estão cursando o 2° ano do ensino fundamental.Em 2024, a SEE/MG vai implantar uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com todos os estudantes, por meio do Projeto Estratégico de incentivo à Leitura e Escrita.Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino e mais R$ 45 milhões em plataformas e aplicativos que darão possibilidades para os estudantes terem maior acesso a livros literários em bibliotecas virtuais, com atividades para serem realizadas diretamente na plataforma de forma lúdica e atrativa.E ainda, para o ensino médio, uma proposta de preparação na elaboração de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas ações serão implementadas ainda neste primeiro semestre.Busca AtivaO Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar foi elaborado e divulgado no início de 2023, fornecendo um conjunto de ações para reduzir as taxas de abandono e evasão escolar.Composto por três frentes – Busca Ativa (ações com o objetivo de regularizar a frequência do estudante), Diário Escolar Digital (seu preenchimento pelos professores e especialistas é essencial para a identificação dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar) e Intervenção Pedagógica (ações com intuito de regularizar o aproveitamento do estudante) –, o plano abrange desde a prevenção da infrequência até medidas para recuperar o aprendizado perdido durante esse período. O plano será executado também ao longo de 2024 e pode ser acessado neste link.De acordo com dados coletados no sistema Monitora Busca Ativa, implementado na segunda onda do programa em 2023, considera-se que no 1º bimestre retornaram 71.603 (68,87% do público-alvo), no 2º bimestre retornaram 114.329 (75,22%) e no 3º bimestre retornaram 65.805 (61,49%) estudantes infrequentes.

foto:SSE MG

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